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dc.contributor.advisorFerreira, Marcelo José Monteiro-
dc.contributor.authorGomes, Sória Leopoldo Lima de Alencar-
dc.date.accessioned2023-01-12T19:44:53Z-
dc.date.available2023-01-12T19:44:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGomes, S. L. L. de A. A educação em saúde bucal como estratégia para a promoção da integração ensino-serviço-comunidade em uma unidade de atenção primária à saúde do município de Fortaleza-ce. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70058. Acesso em: 12 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70058-
dc.description.abstractThis project aims to strength the teaching-service-community integration from the development of health education actions by the Oral Health Teams with a view to comprehensive care in a Primary Health Unit in the city of Fortaleza. The action research methodology was adopted with the constitution of a research group with a total of 16 people. The formation of this group is aligned with the theoretical framework of the quadrilateral of health education and thus we have representatives from the management, teaching, service, and users of the Unified Health System (SUS). The collection of empirical material was carried out through participant observation at the UAPS, conversations with key informants to obtain more information about the reality and with the execution of workshops or seminars with the research group using guiding questions for discussion. To promote the analysis of qualitative material, we use Discourse Analysis because we believe that this is the most appropriate for the analysis of our object. This research was developed within the parameters contained in resolution 466/2012 of the National Health Council since it is a research involving the participation of human beings. As a result, it was highlighted that the situational diagnosis made it possible to identify the main health needs aimed at the promotion and prevention of oral health. It was found that the elaboration and implementation of an action plan for the identified problems allowed the involvement of the different components of the quadrilateral of health education in the promotion of educational activities. The construction of lines of care for the identified groups aimed to expand care in the direction of comprehensive care. It was found that several collective health tools can help the development of educational actions and the operationalization of lines of care. It is concluded that Health Education constitutes a vector capable of bringing service and teaching closer to the socio-sanitary reality of the territories and to the health needs of the population, favoring greater integration between teaching, service and community.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEstratégias de Saúde Nacionaispt_BR
dc.subjectSaúde Bucalpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleA educação em saúde bucal como estratégia para a promoção da integração ensino-serviço-comunidade em uma unidade de atenção primária à saúde do município de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetiva-se fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade a partir do desenvolvimento de ações de educação em saúde pelas Equipes de Saúde Bucal com vistas à integralidade da atenção em uma Unidade Primária de Saúde do Município de Fortaleza. Foi adotada a metodologia da pesquisa-ação com a constituição de um grupo de pesquisa com um total de 16 pessoas. A formação desse grupo está alinhada ao referencial teórico do quadrilátero da formação em saúde e assim contamos com representantes da gestão, ensino, serviço e de usuários do SUS. A coleta do material empírico foi realizada através de uma observação participante na UAPS, conversas com informantes-chaves para obtenção de mais informações sobre a realidade e com a execução de oficinas ou seminários com o grupo de pesquisa utilizando perguntas norteadoras de discussão. Para promover a análise do material qualitativo, utilizamos a Análise do Discurso pois acreditamos que essa consiste na mais apropriada para a análise do nosso objeto. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro dos parâmetros contidos na resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde já que se trata de pesquisa envolvendo a participação de seres humanos. Como resultados, destacou-se que o diagnóstico situacional possibilitou a identificação das principais necessidades em saúde voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal. Constatou-se que a elaboração e implementação de um plano de ação para os problemas identificados permitiu o envolvimento dos diversos componentes do quadrilátero da formação em saúde na promoção das atividades educativas. A construção de linhas de cuidado para os grupos identificados teve como finalidade ampliar o cuidado na direção da integralidade da atenção. Detectou-se que diversas ferramentas da saúde coletiva são capazes de auxiliar o desenvolvimento das ações educativas e a operacionalização das linhas de cuidado. Conclui-se que a Educação em Saúde se constitui em um vetor capaz de aproximar serviço e ensino à realidade sociossanitária dos territórios e às necessidades em saúde da população favorecendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.pt_BR
dc.title.enOral health education as a strategy to promote teaching-service-community integration in a primary health care unit in the city of Fortaleza-CE.pt_BR
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