Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70038
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de física de partículas no ensino médio utilizando role-playing game |
Autor(es): | Ribeiro, Vinícius dos Santos Bessa |
Orientador: | Cavalcante, Roberto Vinhaes Maluf |
Palavras-chave: | Ensino de física;Física Moderna;Gamificação;Role-Playing Game |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | RIBEIRO, V. S. B. Ensino de física de partículas no ensino médio utilizando role-playing game. 2022. 79 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022 |
Resumo: | O desenvolvimento do Modelo Padrão (MP) de Partículas Elementares no século XX representou um marco na história da ciência, razão pela qual a Física de Partículas permanece sendo uma área de grande relevância para diversos campos de estudo e aplicação. Apesar da importância, a Física de Partículas é pouco explorada em tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. É provável que o motivo disso seja a complexidade dos termos e conceitos empregados na área, o que dificulta a compreensão do conteúdo pelo aluno. Com o objetivo de superar esse problema, propõe-se a utilização de noções de Role-Playing Game (RPG) na aplicação de uma dinâmica gamificada como complemento de uma aula tradicional sobre Física de Partículas, visando uma abordagem criativa que permita um melhor entendimento do conteúdo apresentado. O RPG é um jogo narrativo que, apesar de exigir a compreensão de um conjunto de regras e elementos, consegue cativar facilmente o jogador, conquistando o seu interesse e comprometimento. A abordagem pedagógica proposta é dividida em duas etapas, realizadas em dias distintos. A primeira consiste de uma aula tradicional introduzindo os conceitos básicos da física de partículas. A segunda etapa consiste da aplicação da dinâmica gamificada, em que o professor faz o papel de mestre numa sessão de RPG. Elaborou-se um sistema de RPG simplificado no qual cada partícula foi associada a uma entidade/espécie de alta fantasia (AF). Por exemplo, os léptons são correspondentes aos elfos. Diversos fenômenos associados às partículas podem ser representados a partir das noções do RPG-AF. Por exemplo, elfos (elétrons) e poor-goblins (pósitrons) tendem a se aniquilar, transformando-se em raios gama (representados por phantoms). Os atributos inerentes a cada classe no RPG, tais como destreza e constituição, podem ser associados às propriedades fundamentais das partículas, como carga elétrica e spin. A aplicação da proposta deu-se em uma turma da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, a partir da qual buscou-se avaliar a experiência dos alunos através de um questionário. |
Abstract: | The development of the standard model of particles in the 20th century represented a milestone in the history of science, which is why particle physics remains an area of great relevance for several fields of study and application. Despite its importance, elementary particle physics is little explored in topics of Modern Physics in High School. It is likely that the reason for this is the complexity of terms and concepts used in the area, which makes it difficult to understanding of the content by the student. In order to overcome this problem, we propose the use of RPG (Role-Playing Game) notions in the application of a gamified dynamics as a complement to a traditional class on particle physics, aiming at a creative approach that allows a clear understanding of the displayed content. The RPG is a narrative game that, despite requiring the understanding of a set of rules and elements, manages to easily captivate the player, gaining their interest and commitment. The proposed pedagogical approach is divided into two stages, carried out on different days. The first consists of a traditional class introducing the basic concepts of particle physics. The second stage consists of the application of gamified dynamics, in which the teacher plays the role of master in an RPG session. A simplified RPG system was developed in which each particle was associated with a high fantasy entity/species (RPG-HF). For example, the leptons correspond to elves. Several phenomena associated with particles can be represented from the notions of RPG-HF. For example, elves (electrons) and poor-goblins (positrons) tend to annihilate each other, transforming in gamma rays (represented by phantoms). The attributes inherent to each class in RPG, such as dexterity and constitution, can be associated with the properties fundamentals of particles, such as electric charge and spin. The application of the proposal took place in a class of the State School of Professional Education Joaquim Nogueira, from which we sought to evaluate the students’ experience through a questionnaire. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70038 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_vsbribeiro.pdf | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.