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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70007
Tipo: | TCC |
Título: | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista: articulação entre a professora da sala comum e a professora do Atendimento Educacional Especializado |
Autor(es): | Santos, Beatriz Ribeiro |
Orientador: | Gomes, Robéria Vieira Barreto |
Palavras-chave: | Inclusão;Transtorno do Espectro Autista;Atendimento Educacional Especializado |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SANTOS, Beatriz Ribeiro. Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista: articulação entre a professora da sala comum e a professora do Atendimento Educacional Especializado. Orientadora: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo averiguar as relações existentes entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as professoras da sala comum para a inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em duas escolas municipais de Fortaleza-CE. Desse modo, fez-se necessário conhecer os princípios políticos e os fundamentos do Transtorno do Espectro Autista e analisar a formação docente e as estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras junto às crianças com autismo na escola comum e sua relação com a professora do AEE. A fundamentação teórica foi delineada a partir da pesquisa de Donvan e Zucker (2017) sobre a história do autismo e de documentos legais, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), que tratam, respectivamente, sobre o direito à educação da pessoa com TEA e a conceituação e caracterização do autismo. Também recorreu-se aos trabalhos de Mazzotta (2011); Schmidt (2015); Lustosa e Figueredo (2021); Pletsch (2022), entre outros autores. A abordagem qualitativa mostrou-se a mais indicada para assimilar as experiências, compreensões e as singularidades do grupo estudado, por ser capaz de mensurar as particularidades e especificidades da vida humana. Os dados foram produzidos a partir das entrevistas realizadas com 6 professoras, 3 da sala comum e 2 do AEE. Apesar das dificuldades, com a falta de recursos materiais e humanos, os resultados evidenciaram que as professoras procuram manter uma relação de colaboração, através de estratégias pedagógicas e didáticas, como criação de jogos, orientações, observações e trocas de experiências que enriquecem a prática de cada uma na sua área de atuação e torna possível a inclusão dos alunos com TEA nas escolas estudadas. Além disso, ressaltou-se a necessidade de um maior investimento do Poder Público na formação continuada dos professores, principalmente, direcionada à educação especial e inclusiva, visto que ainda há uma carência de conhecimento sobre tal temática nas escolas, em especial sobre o autismo, afinal, o transtorno se manifesta de diversas maneiras devido ao próprio espectro. Nesse sentido, é primordial que as professoras estejam constantemente aprimorando-se e buscando por novos aprendizados. |
Abstract: | This work aimed to investigate the existing relationships between Specialized Educational Assistance (AEE) teachers and common room teachers for the inclusion of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in two municipal schools in Fortaleza-CE. Thus, it was necessary to know the political principles and foundations of Autistic Spectrum Disorder and to analyze teacher training and pedagogical strategies used by teachers with children with autism in regular schools and their relationship with the AEE teacher. The theoretical foundation was outlined based on the research by Donvan and Zucker (2017) on the history of autism and legal documents, such as the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008) and the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), which deal, respectively, with the right to education of the person with ASD and the conceptualization and characterization of autism. We also used the works of Mazzotta (2011); Schmidt (2015); Lustosa and Figueredo (2021); Pletsch (2022), among other authors. The qualitative approach proved to be the most suitable for assimilate the experiences, understandings and singularities of the studied group, by being able to measure the particularities and specificities of human life. Data were produced from interviews with 6 teachers, 3 from the common room and 2 from the AEE. Despite the difficulties, with the lack of material and human resources, the results showed that the teachers seek to maintain a collaborative relationship, through pedagogical and didactic strategies, such as creating games, guidelines, observations and exchanges of experiences that enrich the practice of each in its area of activity and makes it possible to include students with ASD in the schools studied. In addition, the need for greater investment by the Government in the continuing education of teachers was highlighted, mainly directed to special and inclusive education, since there is still a lack of knowledge about this subject in schools, especially about autism, after all, the disorder manifests itself in many ways due to the spectrum itself. In this sense, it is essential that teachers are constantly improving themselves and seeking new learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70007 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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