Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69992
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorSilveira, Ítalo Gomes-
dc.date.accessioned2023-01-04T19:05:32Z-
dc.date.available2023-01-04T19:05:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Ítalo Gomes. "O processo em Montessori parece que acontece do nada, né?": caminhando nas trilhas da lectoescrita em Montessori. Orientadora: Georgia Albuquerque de Toledo Pinto. 2022. 36 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69992-
dc.description.abstractMaria Montessori proposed an approach that considers the child as a being endowed with potentialities to be developed. She develops several experiences that provide opportunities for a global development of the child, understanding her as an active subject in this process. This monographic work aims to analyze how the experiences of Early Childhood Education, developed in the daily life of the Montessorian approach, prepare children to learn to read and write. Using the contributions of Montessori (n.d; 2017), Paschoal and Machado (2019), Salomão (2018) and Faria et al. (2012) about Montessori education; and authors such as Vygotsky (1989; 1991), Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1985), Magda Soares (2004, 2020) among others who contributed to the studies of lecto-writing. This research used a qualitative approach, using a semi-structured interview to obtain data for analysis. Data analysis was carried out in an exploratory manner, reflecting and articulating the theoretical framework with the experiences of Montessori early childhood education, reported in the interview. With this, four categories were created: 1) immersion in the literacy context, 2) identification of letter sounds, 3) motor development and 4) interaction. The discussion brought the phonic method as one of the points developed within the Montessorian approach. And for that reason, it is important to point out that this work does not reinforce the use of the phonic method, and does not seek to discuss this aspect in depth. Data analysis shows us that Montessori-inspired experiences contribute to learning to read and write.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectMaria Montessoript_BR
dc.title"O processo em Montessori parece que acontece do nada, né?": caminhando nas trilhas da lectoescrita em Montessoript_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrMaria Montessori propôs uma abordagem que considera a criança como um ser dotado de potencialidades a serem desenvolvidas. Desenvolve diversas experiências que oportunizam um desenvolvimento global da criança, entendendo-a como sujeito ativo nesse processo. O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar como as experiências da Educação Infantil, desenvolvidas no cotidiano da abordagem montessoriana, preparam as crianças para o aprendizado da leitura e escrita. Utilizando como fundamentação teórica as contribuições de Montessori (s.d; 2017), Paschoal e Machado (2019), Salomão (2018) e Faria et al. (2012) acerca da educação montessoriana; e autores como Vygotsky (1989; 1991), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), Magda Soares (2004, 2020) dentre outros que contribuíram para os estudos da lectoescrita. Essa pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, fazendo o uso de entrevista semiestruturada para obtenção dos dados para análise. A análise de dados foi realizada de forma exploratória, refletindo e articulando o referencial teórico com as experiências da educação infantil montessoriana, relatadas na entrevista. Com isso, foram criadas quatro categorias: 1) imersão do contexto de letramento, 2) identificação dos sons das letras, 3) desenvolvimento motor e 4) interação. A discussão trouxe o método fônico como um dos pontos desenvolvidos dentro da abordagem montessoriana. E por isso, faz-se mister destacar que este trabalho não reforça a utilização do método fônico, e não busca discutir esse aspecto com profundidade. A análise dos dados nos mostra que as vivências inspiradas em Montessori contribuem para o aprendizado da lectoescrita.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_igsilveira.pdf794,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.