Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69893
Tipo: TCC
Título: O conhecimento psicopedagógico e sua contribuição para docentes com crianças com ADAH no 1º ano do Ensino Fundamental pós ensino remoto em Fortaleza – estudo de caso
Autor(es): Castro, Beatriz Queiroz
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;Conhecimentos psicopedagógicos;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;Psychopedagogical knowledge
Data do documento: 2022
Citação: CASTRO, Beatriz Queiroz. O conhecimento psicopedagógico e sua contribuição para docentes com crianças com ADAH no 1º ano do Ensino Fundamental pós ensino remoto em Fortaleza – estudo de caso. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A pandemia que atingiu e atinge fortemente o mundo, tornou evidente cada vez mais a taxa de discentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em espaços educacionais. Desse modo, após o ensino remoto no Brasil, se tornou visível que comportamentos como inquietação, desobediência, irritabilidade e insatisfação frequente, muitas vezes, podem ser confundidos com desvio de conduta, acarretando sua exclusão da interação e do processo de aprendizagem. Por isso, cabe ao docente possuir um olhar atencioso para incluir este aluno na sala, buscando auxiliá-lo em suas ações e perpassar por suas dificuldades. Porém, isso é possível a partir do momento que o professor entende as razões dos comportamentos e suas características, e organiza suas ações e estratégias de forma que favoreça a inclusão do educando nos processos educacionais. Dessa forma, esta pesquisa objetiva verificar como os conhecimentos psicopedagógicos, contribuem para a melhoria da funcionalidade de crianças do 1º ano que apresentam o TDAH. A metodologia adotada na pesquisa se classifica como qualitativa, e de acordo com seus objetivos tem caráter exploratórios, e para coleta de dados foi desenvolvido um estudo de caso, além de aplicação de entrevista semiestruturada, realizada com um professor que atua no ensino fundamental – anos iniciais. O conteúdo do material da entrevista foi analisado qualitativamente buscando responder aos objetivos propostos. Tomamos como referenciais, autores como Bossa (2007), Silva (2003), UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2021), DSM 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2014) e ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção (2012). Verificou-se que a professora e os demais profissionais de educação, propõem e utilizam em suas metodologias, ações que favorecem o desenvolvimento significativo do aluno com TDAH a fim de adaptar às condições e necessidades do sujeito, além de possuir uma parceria significativa e adequada com os demais profissionais.
Abstract: The context of the pandemic that has hit and hits the world hard has made the rate of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder increasingly evident in educational spaces. Thus, after remote teaching in Brazil, it became apparent that behaviors such as restlessness, disobedience, irritability and frequent dissatisfaction can often be confused with misconduct, leading to their exclusion from the interaction and learning process. Therefore, it is up to the teacher to have a careful look to include this student in the room, seeking to help him in his actions and go through his difficulties. However, this is possible from the moment the teacher understands the reasons for the behaviors and their characteristics, and organizes their actions and strategies in a way that favors the inclusion of the student in the educational processes. Thus, this research aims to study how psychopedagogical knowledge contributes to the improvement of the functionality of 1st grade children who have ADHD. The research is classified as qualitative, with exploratory objectives in a case study and a field research with the application of a semi-structured interview, carried out with a teacher who works in elementary school - early years. The content of the interview material was qualitatively analyzed in order to respond to the proposed objectives. We take as references authors such as Bossa (2007), Silva (2003), UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2021), DSM 5 - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (2014) and ABDA – Brazilian Attention Deficit Association (2012). It was found that the teacher and other education professionals propose and use in their methodologies, actions that favor the significant development of the student with ADHD in order to adapt to the conditions and needs of the subject, in addition to having a significant and adequate partnership with the other professionals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69893
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_bqcastro.pdf597,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.