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Tipo: TCC
Título: Habilidades fonológicas e aprendizagem inicial da escrita: o que demonstram as crianças ao final da Educação Infantil?
Autor(es): Vale, Luiz Carlos Lima do
Orientador: Melo, Claudiana Maria Nogueira de
Palavras-chave: Consciência fonológica;Psicogênese da língua escrita;Habilidades fonológicas;Phonological awareness
Data do documento: 2022
Citação: VALE, Luiz Carlos Lima do. Habilidades fonológicas e aprendizagem inicial da escrita: o que demonstram as crianças ao final da Educação Infantil? Orientadora: Claudiana Maria Nogueira de Melo. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as habilidades fonológicas e o processo de aprendizagem da escrita das crianças de uma turma ao final da educação infantil. Como objetivos específicos, buscamos identificar as habilidades fonológicas desenvolvidas pelas crianças e analisar e caracterizar os níveis psicogenéticos de escrita das crianças. A sua base teórica fundamenta-se em Morais e Silva (2011), Soares (2020), com o estudo da formação da consciência fonológica; e em Ferreiro e Teberosky (1999), com a teoria da psicogênese da língua escrita. O trabalho é fruto de uma pesquisa qualiquantitativa realizada no contexto de uma turma de infantil. A coleta dos dados foi organizada por meio da observação, entrevista semiestruturada desenvolvida com a docente e aplicação de dez atividades/tarefas de sondagem com as crianças. Os resultados indicam que da turma investigada, 100% das crianças escrevem com letras, 100% das crianças usa letras variadas para diferenciar a escrita das palavras, 92% das crianças utiliza letras variadas no interior de uma palavra escrita (eixo qualitativo), 67% das crianças escreve com um repertório variado de letras, 33% com um repertório limitado de letras e que 16% escreve com letras e faz a relação entre letra e som. Duas crianças estão no nível silábico, duas em vias de atigir tal hipótese e as demais (8 crianças) estão no nível PRÉ-SILÁBICO II. Com relação às habilidades fonológicas desenvolvidas, as quatro crianças que estão em níveis mais avaçados nesse processo de apropriação do SEA tiveram melhor desempenho nas atividades/tarefas de sondagem. A maioria das crianças foram classificadas em suas habilidades fonológicas como ND (Não Desenvolvida). Os resultados ainda sugerem a possibilidade de que existe uma relação direta entre consciência fonológica e o avanço na aprendizagem da escrita.
Abstract: This work aims to investigate the relationship between phonological skills and the writing learning process of children in a group at the end of kindergarten. As specific objectives, we sought to identify the phonological skills developed by the children and to analyze and characterize the psychogenetic levels of children's writing. Its theoretical basis is based on Morais e Silva (2011), Soares (2020), with the study of the formation of phonological awareness; and in Ferreiro and Teberosky (1999), with the theory of the psychogenesis of written language. The work is the result of qualitative and quantitative research carried out in the context of a children's class. Data collection was organized through observation, a semi-structured interview with the teacher and the application of ten survey activities/tasks with the children. The results indicate that of the investigated class, 100% of the children write with letters, 100% of the children use different letters to differentiate the writing of words, 92% of the children use different letters inside a written word (qualitative axis), 67% of children write with a varied repertoire of letters, 33% with a limited repertoire of letters and 16% write with letters and make the relationship between letter and sound. Two children are at the syllabic level, two are about to reach this hypothesis and the rest (8 children) are at the PRE-SYLABIC II level. Regarding the developed phonological skills, the four children who are at more advanced levels in this SEA appropriation process performed better in the probing activities/tasks. Most of the children were classified in their phonological abilities as ND (Not Developed). The results also suggest the possibility that there is a direct relationship between phonological awareness and progress in learning to write.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69892
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