Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69889
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre privilégios e barreiras: modelagem linear para estimar desempenho de participantes no Enem |
Título em inglês: | Between privileges and barriers: linear modeling to estimate the performance of participants in the Enem |
Autor(es): | Alves, Francisco Ivander Amado Borges |
Orientador: | Monteiro, André Jalles |
Palavras-chave: | Rendimento escolar;Estudantes do ensino médio - Avaliação;Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil);Programas de ação afirmativa na educação;Modelos lineares (Estatística);Academic achievement;High school students - Rating of;Affirmative action programs in education;Linear models (Statistics) |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ALVES, Francisco Ivander Amado Borges. Entre privilégios e barreiras: modelagem linear para estimar desempenho de participantes no Enem. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Situação paradoxal permeia os sapiens, de um lado vislumbra-se indivíduos que possuem quase que as mesmas características de composição corporal, e de outro fica evidente as particularidades que individualizam cada pessoa. De fato, a diversidade humana é uma realidade, a qual estudiosos apontam como uma condição que pode contribuir com a melhoria das vivências em sociedade. A consideração desses aspectos não é exceção para a educação, sobretudo para a avaliação. Uma vez que algumas pessoas já iniciam em desvantagem por nascerem em grupos com atributos sócios-historicamente marginalizados, o que fica evidente nas avaliações de desempenho, especialmente o Enem, que ao cruzar o histórico socioeconômico com a performance no exame sugere que o contexto antecedente insurge como barreira extra para o candidato superar, consideração que a formulação dos testes deveria abordar. Neste ínterim, objetivou-se desenvolver um modelo que estime o desempenho do indivíduo avaliado na prova de Ciências Humanas do Enem de 2019. Para tanto, aplicou-se a estatística descritiva, analisou-se a diferença de desempenho entre os grupos de características dos examinados via ANOVA, assim como investigou-se a curva característica de itens e desenvolveu-se um modelo linear para estimar o desempenho do participante, considerando suas características socioeconômicas. Os achados sugerem que algumas questões do exame detêm maior capacidade de discriminação dos estudantes que estão mantendo uma consistência de acertos e dos que não estão. Também se identificou o perfil dos que obtiveram os menores resultados médios, denominado de ‘origem’ ou perfil ‘básico’. E identificou-se atributos dos candidatos que influenciam o desempenho na prova, em especial para os fatores renda familiar e tipo de escola do Ensino Médio. |
Abstract: | A paradoxical situation permeates sapiens, on the one hand, individuals who have almost the same characteristics of body composition can be seen, and on the other, the particularities that individualize each person are evident. In fact, human diversity is a reality, which scholars point out as a condition that can contribute to the improvement of experiences in society. The consideration of these aspects is no exception for education, especially for evaluation. Since some people already start at a disadvantage because they are born into groups with sociohistorically marginalized attributes, which is evident in performance evaluations, especially the Enem, which, when crossing socioeconomic history with exam performance, suggests that the antecedent context arises as an extra barrier for the candidate to overcome, a consideration that the test formulation should address. In the meantime, the objective was to develop a model that estimates the performance of the individual evaluated in the 2019 Enem Human Sciences test. For this purpose, descriptive statistics were applied, it was analyzed whether there is a difference in performance between the groups of characteristics of those examined by ANOVA, as well as the characteristic curve of items was investigated and a linear model was developed to estimate the participant's performance, considering their socioeconomic characteristics. The findings suggest that some exam questions have a greater ability to discriminate between students who are maintaining a consistency of correct answers and those who are not. The profile of those who obtained the lowest average results was also identified, called ‘origin’ or 'basic' profile. And attributes of candidates that influence performance on the test were identified, especially for the factors family income and type of high school. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69889 |
Aparece nas coleções: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2022_dis_fiabalves.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.