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Tipo: TCC
Título: Estrutura de capital: estudo das práticas de endividamento dos aeroportos brasileiros concedidos
Autor(es): Rodrigues, Amanda de Lima
Orientador: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Palavras-chave: Capital (Economia);Concessões administrativas;Aeroportos;Dívidas
Data do documento: 2022
Citação: Rodrigues, A. L. Estrutura de capital: estudo das práticas de endividamento dos aeroportos brasileiros concedidos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O mercado de transporte aéreo brasileiro cresceu bastante desde o início da liberalização do setor na década de 1990. O crescimento do tráfego de passageiros nos aeroportos aumentou a necessidade de investimentos na infraestrutura, visando suprir essa necessidade, os aeroportos começaram a ser concedidos à iniciativa privada em 2011. Dentre as decisões importantes para administração dos aeroportos e firmas em geral, cabe destacar a escolha da estrutura de capital, que é uma combinação entre capital próprio e capital de terceiros. Uma das teorias mais importantes sobre estrutura de capital é a Teoria Pecking Order, que propõe que existe uma hierarquia de preferência das formas de financiamento. Este estudo investiga os determinantes da estrutura de capital dos aeroportos brasileiros seguindo as premissas da teoria Pecking order. A amostra foi composta por dados de cinco aeroportos brasileiros (Guarulhos, Galeão, Viracopos, Confins e Brasília) do período de 2014 a 2020. Foram utilizadas 4 variáveis explicativas, (tamanho, lucratividade, tangibilidade e crescimento) e a variável de resposta endividamento. A regressão dos dados em painel foi feita através do modelo de efeitos fixos, que apesar de ter poucas observações mostrou resultados satisfatórios. As variáveis tamanho e lucratividade foram significantes e apresentaram coeficientes negativos, conforme o previsto pela teoria Pecking Order. Assim, os resultados indicam que os aeroportos brasileiros preferem financiar seus investimentos com recursos internos.
Abstract: The Brazilian air transport market has grown significantly since the beginning of the sector's liberalization in the 1990s. The growth in passenger traffic at airports has increased the need for investments in infrastructure, meeting this need, the airports requested to be granted to the private sector in 2011. Among the important decisions for the management of airports and companies in general, it is worth highlighting the choice of capital structure, which is a combination of equity and third-party capital. One of the most important theories on capital structure is the Pecking Order Theory, which proposes that there is a preference hierarchy of financing forms. This study investigates the determinants of the capital structure of Brazilian airports following the premises of the Pecking order theory. The sample consisted of data from five Brazilian airports (Guarulhos, Galeão, Viracopos, Confins and Brasília) from 2014 to 2020. 4 explanatory variables were used, (size, profitability, tangibility and growth) and the response variable indebtedness. The panel data regression was performed using the fixed effects model, which, despite having few observations, showed controlled results. The size and profitability variables were significant and had negative coefficients, as predicted by the Pecking Order theory. Thus, the results indicate that Brazilian airports prefer to finance their investments with internal resources.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69843
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