Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69840
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorAlves, Fernando Soares Martins-
dc.date.accessioned2022-12-21T16:42:49Z-
dc.date.available2022-12-21T16:42:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALVES, Fernando Soares Martins. Métodos didáticos de baixo custo para o ensino de microbiologia no Ensino Médio: da teoria à prática. 2022. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69840-
dc.description.abstractSome Biology contents are difficult to be visualized and inserted in the real world. Among these topics, the area of microbiology gives you, because we are going to deal with subjects that we do not approach others, but at the same time, important because we will be involved in health, ecology, agronomy, and in various technologies in food production. To improve students' understanding of these contents, a set of classes at EEMTI Professora Telina Barbosa da Costa, in Fortaleza, Ceará. Using didactic methods, such as the elaboration of a practice of cultivation of microorganisms, carried out by the students themselves, which had as a sample, the hands of the students themselves, without any type of asepsis and after cleaning it with alcohol, thus creating a contextualization with the body hygiene theme. Since we know that, in general, the conditions of school laboratories are not adequate, and even those that have some investment can be abandoned and deteriorated, we carried out an experiment with low-cost and easy-to-find materials, such as gelatin and bouillon cube. In preparing the content, we relied on educators such as Ausubel and Paulo Freire. After applying the classes, a great perception on the part of the applicator of the class and the students could be perceived. There was a notable participation on the part of the students during the classes. And the experiment took place as expected, with all means of culture developing and maintaining what was planned financially, even receiving inquiries about whether it would be possible for the director of this work to return to the school to apply new classes in the same model. Showing that practical classes do not necessarily need expensive and complex materials to be developed, however, these classes must be well planned and use the work of important educators, creating a favorable environment for learning, capable of arousing students' curiosity, critical and that connects theoretical and practical teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAprendizagem libertadorapt_BR
dc.titleMétodos didáticos de baixo custo para o ensino de microbiologia no Ensino Médio: da teoria à práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns conteúdos da Biologia são difíceis de serem visualizados e inseridos dentro do mundo real. Entre esses tópicos os da área de microbiologia, por tratarem de assuntos que não enxergamos a olho nu, mas ao mesmo tempo, importantes por estarem envolvidos na saúde, na ecologia, na agronomia, e em diversas tecnologias na produção de alimentos. Para melhorar o entendimento dos discentes com esses conteúdos, um conjunto de aulas foi desenvolvido na EEMTI Professora Telina Barbosa da Costa, em Fortaleza, Ceará. Utilizando métodos didáticos, como a elaboração de uma prática de cultivo de microrganismos, feita pelos próprios alunos, que teve como amostra, a mão dos próprios alunos, sem nenhum tipo de assepsia e após a sua limpeza com álcool, criando assim uma contextualização com o tema da higiene corporal. Já que sabemos que, em geral, as condições dos laboratórios das escolas não são adequadas, e mesmo aqueles que possuem algum investimento podem estar abandonados e deteriorados, realizamos assim um experimento com materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados, como gelatina e caldo de carne. Na elaboração do conteúdo nos apoiamos em educadores como Ausubel e Paulo Freire. Após aplicadas as aulas uma ótima percepção por parte do aplicador da aula e dos alunos pôde ser percebida. Houve uma notável participação por parte dos discentes durante as aulas. E o experimento ocorreu como o esperado, com todos os meios de cultura se desenvolvendo e mantendo o que foi planejado financeiramente, recebendo até mesmo indagações sobre se seria possível o regente deste trabalho retornar a escola para aplicar novas aulas no mesmo modelo. Mostrando que aulas práticas não precisam necessariamente de materiais caros e complexos para serem desenvolvidas, contudo, essas aulas devem ser bem planejadas e utilizar trabalhos de educadores importantes, criando um ambiente favorável para o aprendizado, capaz de despertar a curiosidade dos alunos, crítico e que conecta o ensino teórico com o prático.pt_BR
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_fsmalves.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.