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dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorRocha, Kaio César Bandeira da-
dc.date.accessioned2022-12-20T11:21:15Z-
dc.date.available2022-12-20T11:21:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRocha, Kaio César Bandeira da. O folheto no coração e o cordel na educação: narrativas postas no papel sobre as experiências no ensino de ciências com o uso do cordel. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69807-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionaispt_BR
dc.subjectNarrativa Significativapt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.titleO folheto no coração e o cordel na educação: narrativas postas no papel sobre as experiências no ensino de ciências com o uso do cordelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho traz a narrativa da minha trajetória de formação inicial em correlação com a influência do cordel nesse processo. Esse estudo propõe como objetivos identificar, por meio da reflexão crítica e sensível acerca da minha história de vida, os impactos que as minhas experiências e vivências tiveram na construção da identidade profissional docente, refletindo sobre o papel das crenças e saberes experienciais nesta construção, conhecendo também o papel assumido pela poesia, em especial o Cordel, na composição dos saberes da docência, ressignificando experiências pessoais, vividas na trajetória de vida, que implicam nos processos de desenvolvimento da autonomia e protagonismo, na construção do Ser Educador. A metodologia adotada, refere-se a uma pesquisa narrativa autobiográfica (LIMA et al, 2015). Nesse contexto, problematizo o meu percurso de formação buscando contextualizar e analisar, por meio da narrativa, as influências relacionadas à construção da profissão, repensando sobre as vivências escolares, a relação da família e da Literatura de Cordel na minha construção sociocultural, narrando minha história no caminho pela docência. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual, a fonte de dados foi feita mediante as anotações, observações, entrevistas e os diários de bordo com anotações em função das experiências vividas nas disciplinas pedagógicas, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e nos projetos que envolviam a Literatura de Cordel (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Nesse sentido, a descrição das experiências está organizada por tópicos, dessa forma, cada seção contém um tema central e uma fase do meu processo de formação contando a história envolvida naquela etapa da minha vida. Ao narrar as trilhas percorridas juntamente com as vivências experimentadas nesse meu trajeto de autoformação, encarei uma reflexão-crítica elaborada a partir da minha formação docente em contra ponto com as minhas vivências com o cordel. Sendo assim, conforme essa abordagem de pesquisa, almejo contribuir para ressignificação dos processos de aprendizagem na construção do Ser Educador, da identidade profissional e de saberes da docência. No geral, a Literatura de Cordel como instrumento didático que potencializa e contribui na sala de aula, revelou-se um grande aliado no mundo da educação, pois a poesia não só inspira, mas também liberta.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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