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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior
Título em inglês: Relations between job addiction and life satisfaction among college professors
Autor(es): Oliveira, Luciana Karine Araújo de
Maciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira
Damasceno, Thalita Natasha Ferreira
Palavras-chave: Adição ao trabalho;Docência;Satisfação com a vida;Saúde do trabalhador
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Brazilian Journal of Development
Citação: OLIVEIRA, Luciana Karine Araújo de; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.5, p.33044-33066, mai., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n5-028
Resumo: O produtivismo acadêmico tem demandado do professor flexibilização no trabalho e sua intensificação, gerando sobrecarga, competições, individualismo, sofrimento psíquico e adoecimento. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a adição ao trabalho e o nível de satisfação com a vida em docentes de nível superior, bem como com suas características sócio laborais. A pesquisa foi realizada em uma amostra por conveniência de docentes que atuavam em Instituições de Ensino Superior do Ceará, com experiência de pelo menos três anos em ensino superior e nível de titulação de pósgraduados. A amostra total foi composta por 270 docentes e o instrumento aplicado foi composto por três questionários: questões socio laborais; a escala Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados mostraram que, com relação à adição ao trabalho, 30,4% dos docentes estudados apresenta TC e TE acima do ponto de corte nos dois fatores, indicando a existência de adição ao trabalho. Em relação à satisfação com a vida, a amostra apresentou um nível relativamente alto e essas duas variáveis se associam negativamente. Tais resultados apontam para um grupo com maior tendência a apresentar realidades em que trabalham muito, porém, não de forma compulsiva, o que permite o investimento em outras áreas da vida, favorecendo assim a satisfação com a vida.
Abstract: The academic productivism has demanded from the professor flexibilization in the work and its intensification, generating overload, competitions, individualism, psychic suffering and illness. The present work aims to understand the relationships between work addition and the level of life satisfaction in college level professors, as well as with their socio-occupational characteristics. The research was carried out in a convenience sample of professors who worked in Higher Education Institutions in Ceará, with experience of at least three years in higher education and post-graduation degrees. The total sample consisted of 270 professors and the instrument applied consisted of three questionnaires: social work questions; the Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) and the Life Satisfaction Scale (ESV). The results showed that, regarding work addiction, 30.4% of the teachers studied presented CT and TE above the cutoff point in both factors, indicating the existence of work addiction. Regarding life satisfaction, the sample presented a relatively high level, and these two variables are negatively associated. These results point to a group with a greater tendency to present realities in which they work a lot, but not compulsively, which allows investment in other areas of life, thus favoring life satisfaction.
URI: DOI:10.34117/bjdv8n5-028
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69758
ISSN: 2525-8761
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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