Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69757
Type: TCC
Title: O mosaico de uma educadora: um relato autobiográfico
Authors: Andrade, Juliana Rodrigues
Advisor: Verola, Christiano Franco
Keywords: Método autobiográfico;Formação docente;Trajetória
Issue Date: 2022
Citation: ANDRADE, Juliana Rodrigues. O mosaico de uma educadora: um relato autobiográfico. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este Trabalho de Conclusão de Curso utiliza o método autobiográfico para responder o questionamento “como me tornei professora?”. Assim, eventos da minha trajetória são descritos. É feita uma reflexão crítica a fim de responder como estes eventos impactaram na minha formação docente. Com o objetivo de identificar quais instantes da minha vida contribuíram para me tornar uma professora. A fundamentação teórica é feita com autores que discutem o método autobiográfico e com teóricos que contribuíram para a instrumentalização da minha atuação na educação. Concluo que revisitar o passado se fez importante para sedimentar meu ofício como educadora.
Abstract: This Course Completion Work uses the autobiographical method to answer the question “how did I become a teacher?”. Thus, events of my trajectory are described. A critical reflection is made in order to answer how these events impacted my teacher training. Aimming to identify which moments of my life contributed for me to become a teacher. The theoretical foundation is made with authors who discuss the autobiographical method and with theorists who contributed to the instrumentalization of my performance in education. I conclude that revisiting the past has become important to solidify my work as an educator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69757
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_jrandrade.pdf281,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.