Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luciana Karine Araújo de-
dc.contributor.authorMaciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira-
dc.contributor.authorDamasceno, Thalita Natasha Ferreira-
dc.date.accessioned2022-12-13T11:07:18Z-
dc.date.available2022-12-13T11:07:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana Karine Araújo de; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 33044–33066, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectProdutivismo acadêmicopt_BR
dc.titleRelações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO produtivismo acadêmico tem demandado do professor flexibilização no trabalho e sua intensificação, gerando sobrecarga, competições, individualismo, sofrimento psíquico e adoecimento. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a adição ao trabalho e o nível de satisfação com a vida em docentes de nível superior, bem como com suas características sócio laborais. A pesquisa foi realizada em uma amostra por conveniência de docentes que atuavam em Instituições de Ensino Superior do Ceará, com experiência de pelo menos três anos em ensino superior e nível de titulação de pós-graduados. A amostra total foi composta por 270 docentes e o instrumento aplicado foi composto por três questionários: questões socio laborais; a escala Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados mostraram que, com relação à adição ao trabalho, 30,4% dos docentes estudados apresenta TC e TE acima do ponto de corte nos dois fatores, indicando a existência de adição ao trabalho. Em relação à satisfação com a vida, a amostra apresentou um nível relativamente alto e essas duas variáveis se associam negativamente. Tais resultados apontam para um grupo com maior tendência a apresentar realidades em que trabalham muito, porém, não de forma compulsiva, o que permite o investimento em outras áreas da vida, favorecendo assim a satisfação com a vida.pt_BR
dc.title.enRelations between job addiction and life satisfaction among college professorspt_BR
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_lkaoliveira.pdf453,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.