Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Karine Araújo de | - |
dc.contributor.author | Maciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Thalita Natasha Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:07:18Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T11:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciana Karine Araújo de; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 33044–33066, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Brazilian Journal of Development | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Produtivismo acadêmico | pt_BR |
dc.title | Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O produtivismo acadêmico tem demandado do professor flexibilização no trabalho e sua intensificação, gerando sobrecarga, competições, individualismo, sofrimento psíquico e adoecimento. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a adição ao trabalho e o nível de satisfação com a vida em docentes de nível superior, bem como com suas características sócio laborais. A pesquisa foi realizada em uma amostra por conveniência de docentes que atuavam em Instituições de Ensino Superior do Ceará, com experiência de pelo menos três anos em ensino superior e nível de titulação de pós-graduados. A amostra total foi composta por 270 docentes e o instrumento aplicado foi composto por três questionários: questões socio laborais; a escala Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados mostraram que, com relação à adição ao trabalho, 30,4% dos docentes estudados apresenta TC e TE acima do ponto de corte nos dois fatores, indicando a existência de adição ao trabalho. Em relação à satisfação com a vida, a amostra apresentou um nível relativamente alto e essas duas variáveis se associam negativamente. Tais resultados apontam para um grupo com maior tendência a apresentar realidades em que trabalham muito, porém, não de forma compulsiva, o que permite o investimento em outras áreas da vida, favorecendo assim a satisfação com a vida. | pt_BR |
dc.title.en | Relations between job addiction and life satisfaction among college professors | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BU - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_lkaoliveira.pdf | 453,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.