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Tipo: Dissertação
Título: Paternidades contemporâneas: um estudo sobre paternidade “ativa” e “positiva” nas redes sociais
Autor(es): Moura, Tuany Abreu de
Orientador: Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Homens e masculinidades;Paternidade ativa;Disciplina positiva;Redes sociais
Data do documento: 2022
Citação: MOURA, Tuany Abreu de. Paternidades contemporâneas: um estudo sobre paternidade “ativa” e “positiva” nas redes sociais. Orientador: Antonio Cristian Saraiva Paiva. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Passadas duas décadas da “Conferência do Cairo” (1994) foi lançado o documento “Guia de Paternidad Activa para Padres”, em 2014, pelo Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Chile. O conteúdo do guia enfatizava a construção de uma relação afetuosa entre pai e filho, por meio de uma criação que demonstrasse carinho e respeito pela criança. Ao pai não bastava ser responsável e participativo, mas ativo nos cuidados com as crianças, entendida como um sujeito de direitos. Esta dissertação buscou compreender a “paternidade ativa” entendida como uma das manifestações das paternidades contemporâneas. Essa paternidade teve as redes sociais online como principal espaço de visibilização e debates, geralmente realizados por produtores de conteúdo para demarcar uma prática de paternidade que participa ativamente na economia do cuidado dos filhos e do lar. Dessa maneira, propondo-se a dar uma educação embasada no respeito e empatia pela criança. Esta paternidade estabelece uma relação horizontal entre os integrantes da família. Divergindo da paternidade tradicional, identificada com os valores patriarcais que concebe o pai como pai-provedor e estabelece relações hierárquicas no seio familiar. Na investigação do fenômeno encontramos de forma central a reflexão sobre a masculinidade hegemônica ou tradicional e a reinvindicação de masculinidades possíveis, além de um forte processo de psicologização das relações familiares marcada pela teoria do apego e a prática da disciplina positiva. O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e de campo ancoradas em uma abordagem qualitativa. O campo da pesquisa foi constituído pelas páginas e canais de redes sociais online de pais e influenciadores digitais produtores de conteúdos sobre paternidade ativa no período de 2018-2021. As incursões realizadas ao campo tiveram como inspiração o método etnográfico. Desse modo, houve a elaboração de diário de campo e banco de dados online para registrar as observações realizadas em imagens, áudios, vídeos e textos postados das redes analisadas. A hipótese que interpretamos a paternidade ativa repousa no processo de ressignificação do ser pai frente as mudanças da sociedade contemporânea embasada nos conceitos de liberdade, igualdade e individualização.
Abstract: Two decades after the “Cairo Conference” (1994) the document “Active Fatherhood Guideline” was launched in 2014 by the United Nations Children's Fund (UNICEF), in Chile. The content of the guide emphasized the construction of a caring relationship between father and child, through an upbringing that showed affection and respect for the child. It was not enough for the father to be simply responsible and participatory, but active in the care of the child, who are understood as a subject of rights. This dissertation aimed to understand “active fatherhood” as one of the manifestations of contemporary paternities. This fatherhood had the social media as the main space for visibility and debates, which are usually carried out by content producers to mark a fatherhood practice that actively participates in the economy of childcare and household. Thus, proposing to provide an education based on respect and empathy for the child. This fatherhood establishes a horizontal relationship among family members. It diverges from the traditional fatherhood that is identified with patriarchal values, which conceives the father as a provider and establishes hierarchical relationships within a family. In the investigation of the phenomenon we find centrally the reflection about hegemonic or traditional masculinity and the reinvindication of possible masculinities. Furthermore it was identified a strong process of psychologization of family relations marked by the attachment theory and the practice of positive discipline. The study was carried out through bibliographic and field research anchored in a qualitative approach. The research field was constituted on social media pages, channels of fathers and digital influencers, who was producing content on active fatherhood over a period of time, from 2018 to 2021. The fieldwork was inspired by the ethnographic method. Thus, there was the elaboration of a field diary and an online database to record the observations made in images, audios, videos, and texts posted from the social media analyzed. We interpreted the hypothesis that an active fatherhood rests on the process of re-signification of being a father facing the changes in contemporary society, which it is based on the concepts of freedom, equality, and individualization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69635
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