Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69606
Tipo: TCC
Título: Investimento em educação e inovação tecnologica: comparativo entre Brasil, Israel, Coréia do Sul e Japáo (1990-2015)
Autor(es): Pinheiro, Maria Beatriz Cunha
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave: Inovações tecnológicas;Capital humano;Desenvolvimento econômico
Data do documento: 2017
Citação: PINHEIRO, M. B. C. Investimento em educação e inovação tecnologica: comparativo entre Brasil, Israel, Coréia do Sul e Japáo (1990-2015). 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação de causa-efeito entre educação e inovações tecnológicas na evolução do PIB per capita de Brasil, Israel, Coréia do Sul e Japão no período de 1990 a 2015. Assume-se que um país que investe corretamente em educação e inovação tecnológica incrementa seu PIB per capita. Os dados utilizados na pesquisa foram obtidos de documentos publicados pelo Banco Mundial, Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e no Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (HDR). O estudo é delimitado entre os anos de 1990 a 2015. As variáveis que compõem a pesquisa são o Produto Interno Bruto per capita, anos médios de escolaridade, exportação de alta tecnologia e registro de patentes. Os resultados encontrados confirmam as expectativas da pesquisa de que as variáveis educação e exportação de altas tecnologias afetam, de forma positiva e signi- ficativa os PIB per capita do Brasil, Coreia do Sul, Israel e Japão, o que ratifica a aplicação da teoria do Capital Humano. No que concerne ao registro de patentes, observa-se que no caso brasileiro não foi significante na explicação da evolução do PIB per capita brasileiro. Um re- sultado aparentemente inesperado, contudo que se justifica porque no Brasil os pedidos de registros de patentes duram de 3 a 14 anos para serem consumados pela burocracia do país.. Conclui-se que é de grande importância o investimento em capital humano conjuntamente com os investimentos em inovações tecnológicas na geração de crescimento e desenvolvimen- to econômico.
Abstract: This study had as objective to analyses the cause-effect relationship between education and technological innovations over the evolution of GNP per capita in Brazil, Israel, South Korea and Japan from 1990 to 2015. It is assumed that if a country invests in education and techno- logical innovation these will increase its per capita GNP. The data used in the search come from BIRD, Marks Patents Bureau of USA (USPTO) and Human Development Report. The used variables are: Per capita GDP of the Countries as dependent variable; average school years; exportation of high technologies and Patent registrations in those Countries. The re- sults confirmed the expectative that education and exportation of high technologies affect positively the per capita GDE of all the studied Countries. This confirms the Human Capital Theory. In reference to registration of patents, which was no statistically relevant to explana- tion of Brazilian Per capita GNP, could be explained by the fact that in Brazil it takes between three to fourteen years to get a registration of a patent because of the Brazilian bureaucracy. The study concludes that is high the importance of investment in human capital as well in the technological innovations to get growth and economic development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69606
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mbcpinheiro.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.