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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de critérios de microacessibilidade a pontos turísticos - caso da região do Cariri
Autor(es): Montenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra
Moreira, Maria Elisabeth Pinheiro
Pereira Neto, Waldemiro de Aquino
Campelo, Ana Elisa
Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: PEREIRA NETO, W. A. et al. Análise de critérios de microacessibilidade a pontos turísticos - caso da região do Cariri. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 23., 2009, Vitória. Anais... Vitória, 2009. p. 1-12.
Resumo: O presente trabalho propõe critérios de acessibilidade física a Pólos Geradores de Viagens – PGV`s com fins turísticos, tomando por base o Desenho Universal e visando a melhoria da circulação do pedestre nos espaços públicos. É realizado estudo de caso na Região do Cariri, segunda maior região metropolitana do Estado do Ceará. Para tanto, são apresentados exemplos de irregularidades, por meio de diagnóstico da área de estudo, e, em seguida, propostas sugestões baseadas nas normas técnicas da ABNT e na legislação federal. Para a consecução da análise, aplicou-se método comparativo, destacando-se os aspectos construtivos em desacordo com a legislação em vigor, sendo em seguida proposta uma configuração espacial mais adequada para os espaços observados, melhorando-se, assim, as características físicas para o uso do transporte não-motorizado, com a consequente diminuição dos conflitos de trânsito e melhoria da qualidade dos espaços públicos.
Abstract: This paper proposes criteria for physical accessibility to tourism-related trip generating centre, based on the Urban Design, aiming to improve the movement of pedestrians in public spaces. This work consists of a case study in Cariri, the second largest metropolitan area in the state of Ceará. For that, examples of irregularities are presented by means of the diagnosis of the study area, and then solutions based on the ABNT standards and federal legislation are proposed. To perform the analysis, a comparative method was applied, focusing on the aspects of construction that do not meet the requirements of the current legislation. Then, a spatial configuration more suitable to the areas of study was proposed, improving, therefore, the physical characteristics of the non- motorized transport, resulting in a reduction in traffic conflicts and in an improvement the quality of public spaces.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69568
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