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Tipo: Artigo de Evento
Título: Consideração da Textura Superficial avaliada a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI) na seleção de Agregados Minerais para uso em revestimentos asfálticos
Autor(es): Maia, Renan Santos
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: MAIA, R. S.; CASTELO BRANCO, V. T. F. Consideração da Textura Superficial avaliada a partir do Processamento Digital de Imagens (PDI) na seleção de Agregados Minerais para uso em revestimentos asfálticos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 33., 2019, Balneário Camboriú. Anais... Balneário Camboriú, 2019. p. 1-12.
Resumo: O uso do Aggregate Image Measurement System (AIMS), baseado no Processamento Digital de Imagens (PDI), oferece a possibilidade de se avaliar a textura superficial de agregados e a microtextura de misturas asfálticas. Existe, entretanto, um descompasso entre a forma de classificação dessas propriedades e o fenômeno físico do atrito pneu-pavimento. Este trabalho busca associar tais propriedades e indicar como se considerar a textura superficial para uma seleção de agregados com foco na segurança viária. Avaliou-se a textura de pistas aeroportuárias de escala real e dos agregados empregados, a partir de ensaios tradicionais e de duas técnicas de PDI: AIMS e modelagem tridimensional, sendo esta associada a modelos de previsão de atrito. Observou-se uma significância estatística da microtextura do agregado mineral no atrito desenvolvido na superfície, sugerindo-se uma matriz de texturas superficiais mínimas para a matriz pétrea de agregados minerais, de forma a atender limites propostos de rugosidade do revestimento asfáltico.
Abstract: The use of the Aggregate Image Measurement System (AIMS), based on Digital Image Processing (DIP), offers the possibility to evaluate the surface texture of aggregates and the microtexture of asphalt mixtures. There is, however, an incompatibility between the classification of these properties and the physical phenomenon of tire- pavement friction. This work seeks to associate such properties and indicate how to consider the surface texture for selecting aggregates with focus on road safety. It was evaluated the texture of real-scale airport runways and the aggregates used, based on traditional tests and two DIP techniques: AIMS and three-dimensional modeling, which is associated with models of friction prediction. It was observed a statistical significance of the mineral aggregates’ microtexture in the friction developed in the surface, thus it was suggested a table of minimum surface textures for the mineral aggregates’ matrix, in order to meet proposed limits of roughness of the asphalt mixture.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69548
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