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Tipo: Artigo de Evento
Título: Uso do S-VECD para construção de curvas características de dano de misturas asfálticas finas usando ensaios de varredura linear de amplitudes de deformação
Autor(es): Freire, Reuber Arrais
Coutinho, Renato Peixoto
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: FREIRE, R. A.; COUTINHO, R. P.; CASTELO BRANCO, V. T. F. Uso do S-VECD para construção de curvas características de dano de misturas asfálticas finas usando ensaios de varredura linear de amplitudes de deformação. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2015. p. 1-12.
Resumo: Vários autores têm utilizado a Matriz de Agregados Finos (MAF) como passo intermediário na previsão do comportamento de misturas asfálticas. Recentemente, diversos autores estão abordando a mecânica do dano contínuo (do inglês Viscoelastic Continuum Damage - VECD) na caracterização do dano por fadiga em misturas asfálticas. Neste tipo de abordagem, as trincas são consideradas homogêneas, e estas são avaliadas a partir de variáveis internas de estado, determinadas experimentalmente. A partir desta abordagem, surgiu uma proposta de teste acelerado para caracterização de ligantes asfálticos com relação ao dano por fadiga, chamado Linear Amplitude Sweep (LAS). Este trabalho tem por objetivo principal a utilização do LAS para a caracterização da escala MAF, utilizando o modelo simplificado (S-VECD) para a construção das curvas características de dano destes materiais. A partir dos resultados foi concluído que é possível construir curvas características de dano para MAFs com diferentes Tamanhos Máximos Nominais (TMN), porém não é possível prever a vida de fadiga, uma vez que o protocolo desse teste (LAS) não leva as amostras à ruptura a partir do uso de reômetros convencionais, que no geral possuem capacidade de torque reduzida diante da rigidez deste tipo de material.
Abstract: Several authors have used the Fine Aggregate Matrix (FAM) as an intermediate step for predicting the asphalt mixtures behavior. Recently, some authors are using the viscoelastic continuum damage (VECD) approach in fatigue damage characterization of asphalt mixtures. In this approach, cracks are considered to be homogeneous, and they are depicted as internal state variables, determined experimentally. From this approach, an accelerated test was proposed for asphalt binders’ characterization with respect to fatigue damage, called linear amplitude sweep (LAS). This work aims to use the LAS test to characterize MAF, using the simplified model (S-VECD) for damage characteristic curves construction. From the results it was concluded that it is possible to construct damage characteristic curves to the FAM with different maximum nominal sizes (MNS), but it is not possible to predict the fatigue life, since the LAS test protocol does not reach failure with the use of conventional rheometers, considering its torque capability and the samples stiffness.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69491
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