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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69488
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação da deformação permanente do subleito de vias não pavimentadas da microrregião de Mossoró/RN |
Autor(es): | Cabral, Wendel Silva Barroso, Suelly Helena de Araújo |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | CABRAL, W. S.; BARROSO, S. H. A. Avaliação da deformação permanente do subleito de vias não pavimentadas da microrregião de Mossoró/RN. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 1-10. |
Resumo: | Em estradas não pavimentadas o subleito tem uma importante função no comportamento global da estrutura do pavimento, em que a Deformação Permanente (DP) se apresenta como um dos fenômenos mais relevantes no estudo do comportamento dessa estrutura. Portanto, este artigo avalia a viabilidade técnica do uso de solos locais em camadas de estruturas de rodovias não pavimentadas localizadas na microrregião de Mossoró/RN, por meio da realização de ensaios triaxiais de carga repetida para a obtenção dos valores de DP. Para tanto, utilizou-se um solo presente nas rodovias estaduais RN014 e RN015. Além disto, foram realizados ensaios de caracterização para a obtenção dos índices geotécnicos do material. Concluiu-se que, de acordo com os dados obtidos, o solo em estudo oferece boa resistência quando submetido ao acumulo de cargas, apresentando um bom comportamento como material de subleito de rodovias de baixo volume de tráfego. |
Abstract: | In unpaved roads, the subgrade has an important function in the overall behavior of the pavement structure, in which Permanent Deformation (DP) presents itself as one of the most relevant phenomena in the study of the behavior of this structure. Therefore, this article evaluates the technical feasibility of the use of local soils in layers of unpaved road structures located in the micro region of Mossoró/RN, by means of triaxial repeated load tests to obtain the values of DP. For this purpose, a soil was used in the state highways RN014 and RN015. In addition, characterization tests were carried out to obtain the geotechnical indexes of the material. It was concluded that, according to the data obtained, the soil under study offers good resistance when submitted to the accumulation of loads, presenting a good behavior as a subgrade material of low traffic highways. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69488 |
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