Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69445
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas de leitura e escrita na universidade: percepções dos estudantes concludentes do Curso de Pedagogia Noturno da UFC frente à apropriação do letramento acadêmico |
Autor(es): | Gomes, João Victor Macedo |
Orientador: | Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
Palavras-chave: | Letramento acadêmico;Práticas de leitura e escrita;Estudantes concludentes;Pedagogia noturno |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | GOMES, João Victor Macedo. Práticas de leitura e escrita na universidade: percepções dos estudantes concludentes do Curso de Pedagogia Noturno da UFC frente à apropriação do letramento acadêmico. Orientadora: Claudiana Maria Nogueira de Melo. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as dificuldades e as estratégias traçadas pelos estudantes do curso de Pedagogia noturno da UFC no processo de apropriação do letramento acadêmico. Como objetivos específicos foram elencados: compreender as dificuldades enfrentadas no processo de letramento acadêmico e analisar as estratégias de superação dessas dificuldades. Para fundamentar este trabalho e alcançar esses objetivos, utilizamos como aporte teórico principal os estudos de Soares (2009; 2020), Rojo (2012; 2013) e de Lea e Street (2014). Outros autores e estudos também foram utilizados, mas com menor frequência. A metodologia adotada, por sua vez, consistiu numa abordagem qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada a duas estudantes do curso de Pedagogia noturno da UFC que estão no último semestre. Após analisados os dados, apontamos como principais resultados o fato de que o processo de apropriação do letramento acadêmico dessas estudantes foi bastante árduo, perpassando dificuldades que envolveu tanto questões socioeconômicas, que culminou em falta de disponibilidade de tempo devido à intensa rotina de trabalho, como acadêmicas, envolvendo dificuldades relativas à compreensão e análise críticas de textos estudados na academia. Como estratégias de superação, por sua vez, identificamos utilizar lacunas de tempo na rotina, ler textos de comentadores, manter a perseverança e utilizar o apoio docente. Segundo as entrevistadas, o apoio docente foi fundamental para a superação das dificuldades porque, quando nos relacionamos com pares mais experientes de determinado contexto, conseguimos estabelecer boas trocas, o que contribui significativamente com a formação. |
Abstract: | The present work has as general objective to investigate the difficulties and the strategies traced by the students of the night pedagogy course at UFC in the process of appropriation of academic literacy. As specific objectives were listed: to understand the difficulties faced in the academic literacy process and to analyze the strategies to overcome these difficulties. To support this work and achieve these objectives, we used the studies of Soares (2009; 2020), Rojo (2012; 2013) and Lea and Street (2014) as the main theoretical contribution. Other authors and studies were also used, but less frequently. The methodology adopted, in turn, consisted of a qualitative approach with the application of a semi-structured interview to two students from the night pedagogy course at UFC who are in the last semester. After analyzing the data, we point out as main results the fact that the process of appropriation of the academic literacy of these students was quite arduous, passing through difficulties that involved both socioeconomic issues, which culminated in lack of time availability due to the intense work routine, as academic, involving difficulties related to the comprehension and critical analysis of texts studied in the academy. As overcoming strategies, in turn, we identified using time gaps in the routine, reading texts by commentators, maintaining perseverance and using teaching support. According to the interviewees, teaching support was essential for overcoming difficulties because, when we interact with more experienced peers in a given context, we are able to establish good exchanges, which significantly contributes to training. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69445 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_jvmgomes.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.