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Tipo: Artigo de Evento
Título: Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego
Autor(es): Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: OLIVEIRA NETO, F. M.; LOUREIRO, C. F. G. Priorização passiva do transporte coletivo por ônibus em sistemas centralizados de controle de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 537-548.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal avaliar o desempenho operacional da prioridade semafórica do tipo passiva no controle em tempo real e em tempo fixo de um dos principais corredores arteriais de Fortaleza. Como objetivo secundário, buscou-se também avaliar os ganhos operacionais obtidos com o controle adaptativo do SCOOT, comparando-o com cenários de operação em tempo fixo com planos otimizados pelo TRANSYT, para períodos de média e alta demanda. Na avaliação dos cenários, foram consideradas as seguintes medidas de desempenho: atraso veicular e número de paradas estimados pelo sistema SCOOT, assim como tempo de percurso para ônibus e automóveis coletados em campo durante a operação de cada cenário. Os resultados não foram favoráveis à adoção da prioridade passiva no corredor de estudo, levando à conclusão de que o controle em tempo real do SCOOT, programado para uma boa progressão semafórica do tráfego geral (ônibus e automóveis), é o mais indicado para um corredor arterial com características semelhantes ao analisado.
Abstract: This work had as its main objective to assess the operational performance of passive bus priority techniques in fixed and real time signal systems at one of the main arterial corridors in Fortaleza. As a secondary objective, it also evaluated the operational benefits of SCOOT adaptive signal control, comparing it to well adjusted fixed time plans optimized by TRANSYT, for periods of medium and high traffic volumes. In evaluating scenarios, the following performance measures were considered: vehicle delay and number of stops simulated by SCOOT, as well as buses and autos travel times observed in the field during each scenario’s operation. The results did not favor the adoption of passive priority schemes in the selected corridor, leading to the conclusion that SCOOT real time control, programmed for a good signal progression of the general traffic (buses and autos), is the best signal control strategy for an arterial corridor with similar characteristics as the one under analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69381
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