Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Valquiria Melo Souza-
dc.contributor.authorAquino, Marisete Dantas de-
dc.contributor.authorThomaz, Antônio Clécio Fontelles-
dc.contributor.authorCorreia, Marcílio Luís Viana-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:25:13Z-
dc.date.available2022-11-22T15:25:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAQUINO, M. D. et al. Análise crítica das rotas de coleta de resíduos sólidos urbanos no bairro centro do município do Crato/CE. Revista DAE, São Paulo, v. 68, n. 222, p. 53-64, 2020. DOI: https://doi.org/10.36659 /dae.2020.016pt_BR
dc.identifier.issn2675-4959-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69356-
dc.description.abstractThe study has the objective of minimizing the distances travelled by the collection truck and the transportation of solid urban waste by those responsible for collecting garbage, which must cover all the streets (arches) of the Centro district in the municipality of Crato/CE, introducing an optimization model for improving the management of solid waste collection and transportation. In order to carry out this research, the conventional collection truck routes were considered, which are performed on alternate days and times of the week, pre-established by the work team. For this, the company uses two homogeneous compactor trucks (each one with capacity between 9 to 12 tons). The heuristic process of the case study will be developed by the Unmanned Chinese Postman Problem, which has the characteristic of pairing nodes of an uncorrected graph. It is concluded that the optimized routes allow to verify that a reduction of 10% in the total distance travelled can provide savings of R$ 34.000,00 / month referring to maintenance and fuel costs of the vehiclespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista DAEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColeta de resíduos sólidos urbanospt_BR
dc.subjectAnálise crítica de rotaspt_BR
dc.subjectProblema do carteiro chinêspt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleAnálise crítica das rotas de coleta de resíduos sólidos urbanos no bairro centro do município do Crato/CEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo tem o objetivo de minimizar as distâncias percorridas pelo caminhão de coleta e de transporte dos resíduos sólidos urbanos pelos responsáveis por realizar a coleta de lixo, que devem percorrer todas as ruas (arcos) do bairro Centro, no município do Crato/CE, apresentando um modelo de otimização para a melhoria do gerenciamento de coleta e transporte de resíduos sólidos. Para a realização desta pesquisa, foram consideradas as rotas dos caminhões de coleta convencional, que é realizada em dias e horários alternados da semana, pré-estabelecidos pela equipe de trabalho. Para isso, a empresa utiliza dois caminhões compactadores homogêneos (cada um com capacidade entre 9 a 12 toneladas). O processo heurístico do estudo de caso será desenvolvido pelo Problema do Carteiro Chinês Não Orientado, que possui como característica fazer o emparelhamento de nós de um grafo não direcionado. Conclui-se que as rotas otimizadas permitem verificar que uma redução de 10% na distância total percorrida pode proporcionar uma economia de R$ 34.000,00/mês referente a gastos de manutenção e combustíveis dos veículos.pt_BR
dc.title.enCritical analysis of urban solid waste collection routes in the centro district of Crato/CEpt_BR
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mdaquino.pdf650,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.