Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69337
Tipo: | TCC |
Título: | Biblioteca comunitária: formação leitora, inclusão e transformação sociocultural na periferia de Fortaleza |
Autor(es): | Soeiro, Antonia Verônica Carneiro |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave: | Biblioteca comunitária;Incentivo à leitura;Transformação sociocultural |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SOEIRO, Antônia Verônica Carneiro. Biblioteca comunitária: formação leitora, inclusão e transformação sociocultural na periferia de Fortaleza. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Durante séculos, os estabelecimentos de serviço e acesso à cultura letrada ou literária buscam preservar e compartilhar conhecimentos e informações de seu povo de forma acessível e gratuita. O acesso a esse serviço especializado é considerado uma das principais ferramentas de integração e transformação sociocultural por apresentar um impacto significativo na vida das pessoas que desejam obter conhecimento. A leitura, entre suas infindáveis funções, pode conferir ao indivíduo autonomia para a realização de suas tarefas mais simples, evitando sua segregação socioespacial, aumentando sua autoestima e promovendo melhor qualidade de vida. O Projeto Campo Literário Biblioteca Comunitária, objeto deste estudo, é uma dessas ferramentas de promoção e incentivo à leitura, localizado em uma área vulnerável da periferia de Fortaleza. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos provocados por práticas de incentivo à leitura, realizadas em uma biblioteca comunitária, com crianças do bairro Vila Velha II. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo exploratória a partir de seus objetivos e organizando-se, em sua execução, como uma pesquisa-ação. A fundamentação teórica para análise dos dados baseou-se em autores como Michellé Petit (2010); Garcia (2015), Gohn (2006), Libâneo (2010), Laraia (2001), Castrillón (2011), Abramovich (1997), Freire (1989), Bourdieu (1983; 2007), Santos (2012), Busatto (2003), Milanesi (1983; 2002), dentre outros, que contribuíram para agregar saberes em relação ao tema e ao seu contexto. Conclui-se que as práticas desenvolvidas pelo Projeto Campo Literário Biblioteca Comunitária, por meio do empréstimo de livros literários, contação de histórias, mediação de leitura e disponibilidade de um espaço para realização de estudos e trabalhos pedagógicos, são capazes de despertar o gosto pela leitura em crianças e jovens da comunidade, estimulando a presença e a participação deles nas atividades desenvolvidas pelo projeto. |
Abstract: | For centuries, establishments providing service and access to literate and/or literary culture have sought to preserve and share the knowledge and information of their people, in an accessible and free manner. Access to this specialized service is considered one of the main tools for sociocultural integration and transformation, as it has a significant impact on the lives of people who wish to obtain knowledge. Reading, among its endless functions, can give the individual autonomy to perform their simplest tasks, avoiding socio-spatial segregation, increasing their self-esteem and promoting a better quality of life. the Community Library Literary Field Project, object of this study, is one of these tools to promote and encourage reading, located in a vulnerable area of the outskirts of Fortaleza. The purpose of this study is to analyze the effects caused by reading incentive practices, carried out in a community library, on children from the Vila Velha II neighborhood. The research has a qualitative nature, being exploratory in its objectives and being organized in its execution as a research-action. The theoretical foundation for data analysis was based on authors such as Michellé Petit (2010), Garcia (2015), Gohn (2006), Libâneo (2010), Laraia (2001), Castillón (2011), Abramovick (1997), Freire (1989), Bourdieu (1983; 2007), Santos (2012), Busatto (2003), Milanesi (1983; 2002), among others, who contributed to add knowledge in relation to the theme and its context. It is concluded that the practices developed by the Community Library Literary Field Project, through the loan of literary books, storytelling, reading mediation and availability of a space for conducting studies and pedagogical work are able to awaken the taste for reading in children and young people in the community, stimulating their presence and participation in the activities developed by the project. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69337 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_avcsoeiro.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.