Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69296
Type: | TCC |
Title: | Percepção dos discentes do curso de Agronomia ao método de ensino remoto |
Title in English: | Agronomy students' perception of the remote teaching method |
Authors: | Silva, Valderjanzen Taveira da |
Advisor: | Santos, Viviane Castro dos |
Keywords: | Ensinos;Discentes;Metodologia |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Valderjanzen Taveira da. Percepção dos discentes do curso de Agronomia ao método de ensino remoto 2022. 46 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O mundo passa por um momento de restrição nas interações sociais, dada a pandemia global na qual nos encontramos. As instituições de ensino precisaram mudar abruptamente o modelo de ensino tradicional, e passaram a adotar o ensino remoto. Tendo isso em mente, o trabalho visa identificar as principais metodologias de ensino-aprendizagem adotadas nesse momento de ensino remoto pelo corpo docente do curso de Agronomia da UFC, bem como, a percepção dos discentes do curso de agronomia perante o uso dessas metodologias, e o nível de acesso dos mesmos a esse conteúdo. Os dados analisados foram obtidos a partir de formulários online (Google Forms) que foram preenchidos por discentes do curso de Agronomia em diferentes semestres do curso. O questionário utilizado possui ao todo 17 perguntas do tipo objetivas, sendo elas de múltipla escolha, o mesmo foi dividido em duas partes “Informações Técnicas de Acesso ao Conteúdo” (8 perguntas), e “Métodos de Ensino-Aprendizagem Empregados” (9 perguntas). ficou evidenciado nos principais resultados, que o smartphone e notebook foram os aparelhos preferidos para acesso as aulas, sendo a principal dificuldade relatada a perda de concentração nas aulas, o modelo de avaliação relatado pelos alunos é que foram realizados provas on-line e exercícios, o mesmo método utilizado no ensino pratico, ficando claro que os alunos não se sentiram satisfeitos com o modelo de ensino remoto, pois esse, não atendeu as suas expectativas perante ao curso. |
Abstract: | The world is going through a moment of restriction in social interactions, given the global pandemic in which we find ourselves. Educational institutions had to abruptly change the traditional teaching model, and began to adopt remote teaching. With this in mind, the work aims to identify the main teaching-learning methodologies adopted at this time of remote teaching by the faculty of the Agronomy course at UFC, as well as the perception of students of the agronomy course regarding the use of these methodologies, and their level of access to that content. The analyzed data were obtained from online forms (Google Forms) that were filled in by students of the Agronomy course in different semesters of the course. The questionnaire used has a total of 17 objective questions, being them multiple choice, it was divided into two parts "Technical Information on Access to Content" (8 questions), and "Teaching-Learning Methods Employed" (9 questions). it was evidenced in the main results, that the smartphone and notebook were the preferred devices to access the classes, being the main difficulty reported the loss of concentration in the classes, the evaluation model reported by the students is that online tests and exercises were carried out, the same method used in practical teaching, making it clear that students were not satisfied with the remote teaching model, as it did not meet their expectations of the course. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69296 |
Appears in Collections: | AGRONOMIA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_vtsilva.pdf | 557,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.