Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69264
Tipo: TCC
Título: As adaptações cinematográficas como incentivo à leitura: um estudo a partir da obra Jogos Vorazes
Autor(es): Frota, Joyce Soares
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Leitura;Adaptações cinematográficas;Jogos Vorazes;Formação de leitores;Cinema
Data do documento: 2022
Citação: FROTA, Joyce Soares. As adaptações cinematográficas como incentivo à leitura: um estudo a partir da obra Jogos Vorazes. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2022. 69 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A leitura é extremamente importante para a formação crítica do indivíduo, com ela, pode-se ter um maior entendimento da sociedade, entretanto, muitas vezes, ela não é um gosto praticado entre as pessoas como a atividade do ir ao cinema. Contudo, as adaptações cinematográficas de livros, especialmente livros da literatura de massa, como é o caso de Jogos Vorazes, atraem uma grande legião de pessoas, do mundo todo, ao cinema. Em vista disso, a seguinte pesquisa teve como objetivo procurar analisar se era possível que as adaptações cinematográficas de Jogos Vorazes conseguem servir como um incentivo para a formação de leitores, assim como objetivos específicos que foram pontuados em: a) compreender as práticas de leitura dos fãs da saga Jogos Vorazes quanto à literatura distópica. b) Investigar em que medida obras da literatura de massa ajudam a incentivar o gosto pela leitura nos jovens. c) Analisar como os filmes de Jogos Vorazes fomentam a leitura entre seus fãs. Em seu referencial, a pesquisa procurou evidenciar pontos como leitura, literatura de massa e distópica, Jogos Vorazes, cinema, adaptações cinematográficas e referências históricas da obra. Dessa forma, o estudo possui um caráter qualitativo de cunho exploratório e utilizou-se da análise de conteúdo. Assim, para coleta de dados foi preferível a utilização do questionário, realizado por meio da plataforma Google Forms. Por conseguinte, para a análise dos dados, foram feitas categorias de análise, evidenciadas na análise de conteúdo. Portanto, em sua totalidade, o questionário recebeu 34 respostas, de fãs da obra Jogos Vorazes, que aceitaram participar da pesquisa, sendo observado que todos eles possuíam a idade entre 18 e 29 anos, evidenciando que eles fazem parte da geração que era adolescente no período em que a saga foi lançada e sofreram o impacto que essa obra proporcionou aos jovens da época. Consequentemente, foi concluído que as adaptações cinematográficas de Jogos Vorazes, conseguem, sim, servir como incentivo para a formação de novos leitores, todavia, ainda é necessário que as pessoas consigam perceber a importância da literatura de massa como incentivo à leitura, pois a maioria dos jovens, no início de sua formação leitora, apenas podem se interessar por ela, desse modo, cabe perceber a sua relevância. Em suma, a pesquisa conseguiu alcançar os objetivos propostos.
Abstract: Reading is extremely important for the critical formation of the individual, with it, one can have a greater understanding of society, however, it is often not a taste practiced among people as the activity of going to the movies. However, film adaptations of books, especially books of mass literature, such as The Hunger Games, attract a large legion of people, from all over the world, to the cinema. In view of this, the following research aimed to analyze whether it was possible that the film adaptations of The Hunger Games can serve as an incentive for the formation of readers, as well as specific objectives that were punctuated in: a) understanding the reading practices of fans of the Hunger Games saga regarding dystopian literature. b) Investigate the extent to which works of mass literature help to encourage a taste for reading in young people. c) Analyze how the Hunger Games movies encourage reading among their fans. In its reference, the research sought to highlight points such as reading, mass and dystopian literature, The Hunger Games, cinema, cinematographic adaptations and historical references of the work. Thus, the research has a qualitative character of an exploratory nature, in which content analysis was used. Thus, for data collection, it was preferable to use the questionnaire, which was carried out through the Google Forms platform, therefore, for the analysis of the data, categories of analysis were made, evidenced in the content analysis. Therefore, in its entirety, the questionnaire received 34 responses from fans of the Hunger Games, who accepted to participate in the research, and it was observed that all of them were aged between 18 and 29 years, showing that they are part of the generation that was teenagers in period in which the saga was launched, and suffered the impact that this work had on young people at the time. Consequently, it was concluded that the film adaptations of The Hunger Games can indeed serve as an incentive for the formation of new readers, however, it is still necessary for people to be able to perceive the importance of mass literature as an incentive to reading, since most of young people, at the beginning of their reading training, can only be interested in it, thus, it is important to perceive its relevance. In short, the research managed to achieve the proposed objectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69264
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jsfrota.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.