Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69213
Tipo: TCC
Título: Ansiedade e comportamento informacional dos estudantes de Biblioteconomia: análise sobre o uso do instagram e o excesso de informação
Autor(es): Correia, Emily dos Santos
Orientador: Farias, Gabriela Belmont de
Palavras-chave: Ansiedade informacional;Comportamento informacional;Competência em informação;Redes sociais;Information anxiety;Information behavior;Information competency;Social networks
Data do documento: 2022
Citação: CORREIA, Emily dos Santos. Ansiedade e comportamento informacional dos estudantes de Biblioteconomia: análise sobre o uso do instagram e o excesso de informação. Orientação: Gabriela Belmont de Farias. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O grande volume de informação que transita diariamente nos canais digitais, vem ocasionando, não somente, uma sobrecarga de dados, mas principalmente uma ansiedade na mente de seus usuários. Esta pesquisa apresenta um referencial teórico conceitual sobre as origens históricas e a relação entre a ansiedade, comportamento informacional e competência em informação no contexto do excesso de informação nas redes sociais e seus impactos no consumo de informação, sobretudo no uso do Instagram. Para o desenvolvimento da pesquisa foi definida a questão norteadora - como o excesso de informação disponível na rede social, Instagram, impacta no comportamento e provoca ansiedade informacional nos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará? Tendo como objetivo geral: analisar o comportamento e a ansiedade informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia, originada pelo excesso de informações disponíveis no Instagram. Os objetivos específicos: a) caracterizar o comportamento informacional dos estudantes quanto ao consumo de informações no Instagram; b) delinear os estudantes que se consideram acometidos pela ansiedade informacional; c) identificar os gatilhos das redes sociais que podem causar a ansiedade informacional; e d) verificar os principais sintomas e consequências da ansiedade informacional. A metodologia adotada é de caráter exploratório e descritivo de abordagem qualiquantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido na plataforma Google Form. Para a interpretação dos dados foi adotado a análise de conteúdo. Ao analisar os dados observou-se que a sobrecarga de informação causa ansiedade informacional nos estudantes, gerando sentimentos e comportamentos negativos, tais como: o consumo excessivo; o evitamento da informação entre outros. Foi evidenciado que uma parte dos estudantes usa o Instagram com consciência ao delimitarem o tempo de acesso, identificam o tipo de conteúdo que deseja, demonstrando a presença da competência em informação no comportamento informacional, contribuindo na prevenção dos comportamentos nocivos e sintomas de ansiedade. Concluiu-se que a ansiedade informacional é fomentada pelo excesso de informação, sendo causada pela forma como o indivíduo se comporta nesse contexto. Entretanto evidenciou que as habilidades informacionais e midiáticas somadas às técnicas e cognitivas podem contribuir para um comportamento informacional mais saudável.
Abstract: The large volume of information that transits daily on digital channels has been causing not only an overload of data, but mainly an anxiety in the minds of their users. This research presents a theoretical and conceptual framework on the historical origins and the relationship between anxiety, informational behavior and information literacy in the context of excess information in social networks and its impacts on information consumption, especially in the use of Instagram. For the development of the research, the guiding question was defined - how does the excess of information available on the social network, Instagram, impact behavior and cause informational anxiety in Librarianship students at the Federal University of Ceará? With the general objective: to analyze the behavior and informational anxiety of Librarianship students, caused by the excess of information available on Instagram. The specific objectives: a) characterize the informational behavior of students regarding the consumption of information on Instagram; b) outline the students who consider themselves affected by informational anxiety; c) identify the triggers of social networks that can cause informational anxiety; and d) verify the main symptoms and consequences of informational anxiety. The methodology adopted is exploratory and descriptive, with a qualitative and quantitative approach. The data collection instrument was a semi-structured questionnaire developed on the Google Form platform. For the interpretation of data, content analysis was adopted. When analyzing the data, it was observed that information overload causes informational anxiety in students, generating negative feelings and behaviors, such as: excessive consumption; the avoidance of information among others. It was evidenced that a part of the students uses Instagram consciously by delimiting the access time, identifying the type of content they want, demonstrating the presence of information competence in informational behavior, contributing to the prevention of harmful behaviors and anxiety symptoms. It was concluded that informational anxiety is fostered by the excess of information, being caused by the way the individual behaves in this context. However, it showed that informational and media skills added to techniques and cognitive skills can contribute to a healthier informational behavior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69213
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_ escorreia.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.