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Tipo: Dissertação
Título: Benefícios potenciais do uso do Modo Integrado Bicicleta-Ônibus sobre a acessibilidade da população de baixa renda em Fortaleza
Autor(es): Lima, Raquel Chaves Costa
Orientador: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Coorientador: Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Palavras-chave: Transporte urbano - bicicleta;Transporte urbano - ônibus;Transṕorte urbano - integração;Acessibilidade;Logsum
Data do documento: 13-Jul-2022
Citação: LIMA, R.C.C. Benefícios potenciais do uso do Modo Integrado Bicicleta-Ônibus sobre a acessibilidade da população de baixa renda em Fortaleza. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A população de baixa renda de Fortaleza, a qual reside principalmente na região periférica da cidade, distante da maioria dos postos de trabalho, apresenta baixos níveis de acessibilidade ao trabalho. Alguns estudos sugerem que a utilização do modo integrado bicicleta-ônibus pode ser uma alternativa que diminua problemas de acessibilidade, já que o uso combinado é exposto na literatura como uma forma de deslocamento mais rápida e eficiente que o ônibus isoladamente. Algumas pesquisas já analisaram os benefícios desse modo integrado sobre a acessibilidade ao trabalho em outras cidades, concluindo que essa alternativa melhora a situação dos usuários, porém os autores utilizaram indicadores que não incorporam a utilidade percebida pelo indivíduo em um deslocamento. Esta pesquisa se propôs a analisar este fenômeno na cidade de Fortaleza, a qual tem sistemas de ônibus e de bicicleta diferentes dos existentes nas cidades analisadas em outros estudos. Verificou-se que a integração em Fortaleza tem potencial de reduzir o tempo de acesso aos postos de trabalho pela população de baixa renda em até 15 minutos. Esta pesquisa também analisou fatores que impactam a acessibilidade desta população além do tempo de acesso ao estimar o indicador de acessibilidade aos terminais de ônibus por logsum. Verificou-se aumento de acessibilidade também por esse indicador. Nesta avaliação, em relação a oferta, verificou-se que a bicicleta compartilhada agrega maior utilidade no deslocamento ao terminal que a bicicleta própria. Já em relação a demanda, concluiu-se que mulheres têm maior potencial de serem beneficiadas com esta combinação entre modos que os homens.
Abstract: The Fortaleza low-income population live mainly at the peripheral regions of the city, far from most work places. Due to this, they have low accessibility levels to work. Some studies suggest that the use of the integrated mode bicycle-bus can be an alternative that would reduce accessibility problems, since the combined use is exposed in the literature as a faster and more efficient way to travel than the bus alone. Some studies have already analyzed the benefits of this integrated mode on work accessibility in other cities, concluding that this alternative improves commuting for users, however, the authors of these studies haven’t used indicators that incorporate the utility perceived by the people during such commute. This research aimed to analyze this phenomenon in Fortaleza city, which has different bus and bicycle systems comparing to other cities that have already made these researches. As a result, it was found that integration in Fortaleza has the potential to reduce the low-income population access time to jobs by up to 15 minutes. This research also analyzed factors that impact the accessibility of this population in addition to the access time, estimating the accessibility indicator to bus terminals by Logsum. There was also an increase in accessibility for this indicator. In this evaluation, in relation to the supply, it was found that bike shared systems adds more utility to terminals trip than personally owned bicycles. Regarding demand, it was concluded that women have greater potential to benefit from this combination of modes (bicycle-bus) than men.
Descrição: COSTA LIMA, R. C. Benefícios potenciais do uso do Modo Integrado Bicicleta-Ônibus sobre a acessibilidade da população de baixa renda em Fortaleza. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69168
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