Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69148
Tipo: Artigo de Evento
Título: Interpretação de parâmetros fisico-químicos de efluentes gerados em sistemas dos tipo rejeito-cobertura
Autor(es): Souza, Vicente Paulo de
Possa, Mario Valente
Soares, Paulo Sérgio Moreira
Soares, Anderson Borghetti
Souza, Marcia Raquel Ronconi de
Palavras-chave: Drenagem ácida de mina;Rejeito;Cobertura seca
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Brasileiro de Carvão Mineral
Citação: SOUZA, V. P. et al. Interpretação de parâmetros fisico-químicos de efluentes gerados em sistemas dos tipo rejeito-cobertura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CARVÃO MINERAL, 3., 2011, Gramado. Anais... Gramado, 2011. p. 1-11.
Resumo: A qualidade da água percolada em rejeitos de mineração fornece informações úteis que permitem verificar se o fenômeno da drenagem ácida de minas (DAM) está ocorrendo em tais rejeitos. A geração de DAM acontece quando rejeitos contendo minerais sulfetados (principalmente pirita) são expostos à ação da água e do oxigênio do ar. A interpretação dos parâmetros físico-químicos serve como indicativo para caracterizar a DAM. Este trabalho tem como objetivo apresentar e interpretar os parâmetros físico-químicos determinados em efluentes coletados em células experimentais projetadas em campo, sendo que uma simula um sistema do tipo rejeito-cobertura e a outra o rejeito sem cobertura. Nestas células são regularmente mensuradas parcelas do balanço hídrico e coletadas amostras de água onde são analisados valores de pH, potencial redox (Eh), condutividade elétrica(CE) e temperatura (T). As células fazem parte de uma unidade protótipo instalada em uma área de mineração de carvão, no município de Forquilhinha - SC. Esta unidade foi projetada e atualmente é operada pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cuja finalidade é estudar o desempenho de diferentes sistemas de cobertura seca na mitigação dos efeitos da DAM. A partir dos dados fisico- químicos dos efluentes das células experimentais, presume-se que a DAM não está ocorrendo na célula em que o foi aplicada uma cobertura do tipo barreira capilar dupla, composta por camadas de cinzas de fundo e argila compactada. Estes dados físico-químicos, principalmente os de condutividade elétrica, estão em perfeita consonância com os resultados das análises químicas realizadas nos efluentes percolados pelos rejeitos, que serão publicados em breve.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69148
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_absoares.pdf740,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.