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Tipo: TCC
Título: Experiências dos estágios para a autonomia de uma futura docente: é possível?
Autor(es): Nogueira, Tamires Gonçalves
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Formação de professores;Narrativas autobiográficas;Autonomia
Data do documento: 2018
Citação: NOGUEIRA, Tamires Gonçalves. Experiências dos estágios para a autonomia de uma futura docente: é possível? 2018. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda as experiências vividas por uma professora iniciante de Biologia, nos estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas. Tenho como objetivo compreender, se através das experiências dos estágios a autonomia é explorada. E se a busca desta autonomia beneficia o surgimento de uma professora crítica. No qual por meio de narrativas autobiográficas que seriam como um “escrito da vida”, relato lembranças vividas durante minha vida até me encontrar como professora. Através do relato de experiências e das interpretações dos meus diários de bordo, são narradas situações que evidenciam minhas reflexões críticas e minhas autonomias em sala de aula. Os estágios supervisionados são fundamentais na formação dos docentes, proporcionam refletir sobre o ambiente de trabalho e a produção reflexiva de conhecimentos, onde a ação vai refletir no contexto. Ao escrever meus diários como forma de acompanhar o meu trabalho nos estágios, estou expressando meus saberes, minhas vivencias, meus objetivos. Com as experiências vividas nos estágios, enxerguei os estudos de Paulo Freire a respeito da autonomia, onde nós professores devemos formar alunos autônomos que tenha senso crítico, para contribuir com ideias positivas e ajudar a sociedade em que vivemos. O professor não deve temer os questionamentos vindos dos alunos, pelo contrário, deve incentivar a participação deles. Esta autonomia é fundamental para a formação deles como cidadãos. Porém, é importante que eles entendam que ter essa autonomia, não significa fazer somente o que eles querem e sim usufruir dessa liberdade lhes dada com bastante responsabilidade. Uma aproximação saudável entre o educador e o educando pode influenciar de forma positiva a confiança existente entre ambas as partes. É importante e interessante o contato com os alunos. Temos uma grande importância como educadores. Não estamos formando “robôs”, onde só devemos passar conteúdo atrás de conteúdo. Precisamos formar alunos que aprendam a pensar certo, a saber criticar, a ter curiosidade de buscar mais. Portanto, considero os estágios supervisionados fundamentais para a minha caminhada como educadora. Vivi momentos de reflexão que me auxiliaram na busca para tornar-me uma educadora critica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69071
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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