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Tipo: TCC
Título: Graduação e saúde mental: reflexões sobre os sentimentos e a aprendizagem dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Sousa, Paulo Ricardo Santos de
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Saúde mental;Aprendizagem;Sentimentos;Graduação;Ciências biológicas
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Paulo Ricardo Santos de. Graduação e saúde mental: reflexões sobre os sentimentos e a aprendizagem dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O ingresso no ensino superior é marcado por mudanças no estilo de vida, o que pode ser difícil para alguns indivíduos lidarem, pois, a universidade é um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, mas pode se apresentar como um ambiente propício para o surgimento de sintomas depressivos que afetam o aprendizado dos estudantes. Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre os sentimentos e a aprendizagem dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e está caracterizado como uma pesquisa de campo exploratória, aplicada e transversal, de caráter qualiquantitativo. A coleta de dados foi feita com um questionário de três partes: perfil do entrevistado, Índice de Depressão de Beck (IDB) e sentimentos dos entrevistados (QSE), aplicado pelo autor da pesquisa no semestre de 2018.2 com alunos de Ciências Biológicas da UFC em situação regular de matrícula. A amostra entrevistada foi de 179 alunos (39,86% da população), sendo 51,96% do sexo feminino e 48,04% masculino, cuja maioria não realiza nenhuma atividade além da faculdade (74,03%) e os que realizam (23,76%) dividem em: atividade física, curso, igreja, trabalho remunerado ou trabalho voluntário. Quanto ao número de atividades extracurriculares, 45,81% não realizam nenhuma e 54,2% realizam uma ou mais. A análise do IDB permitiu observar, no momento do estudo, que 23,46% dos entrevistados não apresentavam quadro de sentimentos depressivos e 76,54% apresentavam algum quadro, dentre os quais os principais sentimentos encontrados foram: autoacusações, sensação de culpa, fadiga, distúrbio do sono, falta de satisfação, inibição para o trabalho, irritabilidade, indecisão, retração social, preocupação somática, auto depreciação, pessimismo e tristeza. A análise do QSE permitiu observar uma carga negativa de emoções mais presente em alunos veteranos sobre sentimentos com o curso, relações com alunos e professores, sentimentos com as disciplinas, vontade de desistir do curso, ansiedade e opinião sobre contribuição da graduação para adoecimento mental. Observou-se que a situação dos estudantes de Ciências Biológicas em relação à saúde mental é afetada pelos sentimentos e as experiências que eles vão acumulando ao longo do curso, resultando em impactos para as suas habilidades sociais, afetivas, cognitivas e comportamentais.
Abstract: Admission to higher education is marked by changes in lifestyle, which may be difficult for some individuals to cope with, since the university is an environment of learning and personal and professional development but can present itself as an environment conducive to the emergence of depressive symptoms that affect student learning. This work aims to reflect on the feelings and learning of Biological Sciences students of the Universidade Federal do Ceará. The study was previously approved by the Comitê de Ética em Pesquisa and is characterized as an exploratory, applied and transverse field research of a qualitative and quantitative nature. Data collection was done with a three-part questionnaire: interviewee profile, Beck Depression Index (BDI) and interviewees' feelings (IE), applied by the research author in the semester of 2018.2 with UFC Biological Sciences students in regular enrollment situation. The sample interviewed was of 179 students (39.86% of the population), 51.96% female and 48.04% male, the majority of whom did not perform any activity beyond college (74.03%) and those who performed (23.76%) divided into: physical activity, course, church, paid work or voluntary work. Regarding the number of extracurricular activities, 45.81% did none and 54.2% did one or more. At the time of the study, the IDB analysis showed that 23.46% of the interviewees did not present depressive feelings and 76.54% presented some symptoms, among which the main feelings were: selfaccusations, feelings of guilt, fatigue, sleep disturbance, lack of satisfaction, inhibition to work, irritability, indecision, social retraction, somatic concern, self-depreciation, pessimism and sadness. The analysis of the QSE allowed us to observe a more negative emotional load present in veteran students about feelings about the course, relationships with students and teachers, feelings about the subjects, willingness to give up the course, anxiety and opinion about the undergraduate contribution to mental illness. It has been observed that the situation of Biological Sciences students in relation to mental health is affected by the feelings and experiences that they accumulate throughout the course, resulting in impacts to their social, affective, cognitive and behavioral abilities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69068
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