Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69043
Tipo: TCC
Título: Conhecimento ofiológico de professores de biologia do Ensino Médio
Autor(es): Almeida, Lucas Araújo de
Orientador: Nojosa, Diva Maria Borges
Palavras-chave: Educação ambiental;Ofídios;Docentes
Data do documento: 2018
Citação: ALMEIDA, Lucas Araújo de. Conhecimento ofiológico de professores de biologia do Ensino Médio. 2018. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Os professores de biologia exercem um importante papel na educação ambiental em ofiologia, pois as serpentes têm sua importância questionada ao serem envolvidas em uma série de mitos e equívocos a respeito de sua morfologia e ecologia. Por isso, este estudo objetiva investigar o conhecimento em ofiologia em docentes de biologia atuantes no Ensino Médio, verificando quais variáveis podem influenciar no s eu desempenho. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e outubro de 2018, perfazendo um total de 61 professores da cidade de Fortaleza, Ceará. A maioria dos professores (69%) não conseguiram identificar componentes básicos da alimentação das se rpentes, afirmando que elas comem frutas; outros identificaram a Jibóia como serpente peçonhenta (31,2%) e não sabiam que a Surucu cu é uma serpente peçonhenta (67,3%); ad e mais, uma parcela não soube afirmar que medidas poderiam ser seguramente tomadas em caso de um acidente ofídico. Foi possível aferir que professores com mais tempo de formação e residentes da zo na urbana obtiveram menos erros do que os demais. O desconhecimento em relação a aspectos básicos da ecologia e fisiologia das serpent es podem estar associados a problemas na formação destes professores e até no material didático utilizado para ministrar as aulas. Por fim, esse estudo recomenda uma nova proposta curricular voltada para melhorar a capacidade de e ducação a mbiental dos prof essores junto com uma revisão dos livros didáticos, uma vez que estes docentes se encontram inseridos em uma área no qual as pessoas têm muito contato com serpentes, o que melhoraria as percepções em relação a esses animais e ajudaria a reduzir o número de acidentes.
Abstract: Biology teachers play an important role in environmental education in ophiology , as snakes have their importance questioned as they are involved in a number of myths and misconce ptions about their morphology and ecology. Therefore, this study aims to investigate knowledge in ophio logy in high school biology teachers, verifying which variables may influence their performance. Data were collected between September and October 2018, making a total of 61 teachers from the city of Fortaleza, Ceará. Most teachers (69%) failed to identify basic components of snake feeding, stating that they eat fruits; others identified the Jibóia as venomous snake (31.2%) and did not know that the Surucu cu is a venomous snake (67.3%); moreover, some teachers were unable to say what measures could safely be taken in the event of a snake accident. It was possible to verify that teachers with more time of formation and residents of the urban zone ob tained better results than the others. The lack of knowledge about basic aspects of the ecology and physiology of snakes can be associated with problems in the formation of these teachers and even in the didactic material used to teach the classes. Finally , this study recommends a new curricular proposal aimed at improving teachers' Environmental Education capacity together with a revision of textbooks, since these teachers are located in an area where people have a lot of contact with snakes which wou ld improve perceptions of these animals and help reduce the number of accidents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69043
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_laalmeida.pdf682,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.