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dc.contributor.advisorHolanda, Felipe D'Angelo-
dc.contributor.authorSena, Túlio Silva-
dc.date.accessioned2022-10-25T19:16:16Z-
dc.date.available2022-10-25T19:16:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSENA, Túlio Silva. Jogo da memória no ensino da tabuada de multiplicação no 6.º ano do ensino fundamental. 2020. 38 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68984-
dc.description.abstractThe multiplication table is the mathematical basis on which students must carry on in their school and everyday life, since they are always faced with numbers. Multiplication is one of the most used operations in school and in life, second only to addition. Today the multiplication table has not been explored significantly, making it difficult for students to understand it. Learning multiplication requires technique from those who teach and memorization, attention and logical reasoning from those who acquire it. Therefore, it is clear that without a coherent form of teaching, there is no way to develop learning, much less the ability to memorize and capture multiplication. One way to structure and offer these skills is to use playfulness as a teaching technique. From this perspective, this work aims to enable students to learn multiplication and bring a new teaching mechanism for this operation, since it is an operation widely used socially and educationally. The use of the memory game in teaching multiplication tables, provides students with a more facilitative and comprehensive way to learn, in addition to providing fun, an experience different from mechanized. The project was applied at the Elementary and High School Francisca Holanda Costa, in the 6rd year classes, in Pindoretama-ce. The methodology used in this work was a quantitative and qualitative research, making a case study. Research has shown how successful the game was in acquiring knowledge and how playful it is to teach. The results of the project application demonstrated the development of logical reasoning, the memorization and capture of multiplication, making the students obtain satisfactory learning through the applied game.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.titleJogo da memória no ensino da tabuada de multiplicação no 6.º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA tabuada é a base matemática na qual os alunos devem carregar na sua vida escolar e cotidiana, já que sempre se deparam com os números. A multiplicação é uma das operações mais utilizadas na escola e na vida, perdendo somente para a adição. Hoje a tabuada não vem sendo explorada significativamente, trazendo dificuldades aos estudantes de compreendê-la. Aprender multiplicação exige técnica de quem ensina e memorização, atenção e raciocínio lógico de quem adquire. Diante disso, fica notório que sem uma forma de ensino coerente, não há como desenvolver aprendizado, muito menos a capacidade de memorização e captação da multiplicação. Uma forma de estruturar e oferecer essas habilidades é o uso do lúdico como técnica de ensino. Sob essa perspectiva, esse trabalho tem por objetivo capacitar o discente a aprendizagem da multiplicação e trazer um novo mecanismo de docência dessa operação, já que é uma operação bastante utilizada socialmente e educacionalmente. O uso do jogo da memória no ensino da tabuada de multiplicação, fornece ao alunado uma forma mais facilitadora e abrangente de aprender, além de proporcionar a diversão, uma experiência diferente da mecanizada. A aplicação do projeto foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisca Holanda Costa, nas turmas de 6º ano, em Pindoretama-ce. A metodologia utilizada nesse trabalho foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, fazendo um estudo de caso. As pesquisas mostraram o quanto o jogo foi bem sucedido na aquisição de conhecimento e como o lúdico é favorável para ensinar. Os resultados da aplicação do projeto demonstraram o desenvolvimento do raciocínio logico, a memorização e captação da multiplicação, fazendo com que os alunos obtivessem aprendizado satisfatório mediante ao jogo aplicado.pt_BR
dc.title.enMemory game in teaching the multiplication table in the 6th grade of elementary schoolpt_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

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