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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Holanda, Felipe D'Angelo | - |
dc.contributor.author | Castro, Wermesson Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T17:54:10Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T17:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Wermesson Silva de. A confecção de um jogo de tabuleiro como metodologia auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática na EEMTI Marconi Coelho Reis nas turmas de 1º ano . 2020. 33 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68981 | - |
dc.description.abstract | According to Demo (1996) and Cabral (2006), the Brazilian educational context is focused on the mere transmission of content, thus teaching mathematics and other subjects that have been 'spoiled' by the methodologies employed. Therefore, it is common among students the ideal that the contents of mathematics, in general, are difficult to learn. In this sense, the project seeks to answer the following question: It is possible to develop through a board game a meaningful and dynamic learning of the four operations of mathematics, making this learning useful for internal (global and partial tests, approval, permanence in school) and external (participation in science and technology events, Olympics) indicators of learning? And having impacts to enhance the approval and increase the participation of students in math classes at a school in Cascavel / CE which attends 180 students in classes from 1st years? Starting from the questions mentioned above, the project was developed in 2019 through creative and innovative methodology in the classroom: The creation of a board game, which aroused the interest of students in math classes and that they had a significant and pleasurable learning. Therefore, this project made use of the research of student performance data before and after the application of the game for dimensioning of results. Thus, it is possible to ascertain that there was an increase in averages per period as well as participation in classes. Therefore, the project practices provided a change in attitude towards maths. The dynamization and learning by problematizing mathematical concepts enabled better student engagement and simplified the application of the method developed in different educational realities. Helping to minimize difficulties faced in relation to content and providing students success in learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | A confecção de um jogo de tabuleiro como metodologia auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática na EEMTI Marconi Coelho Reis nas turmas de 1º ano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Segundo Demo (1996) e Cabral (2006) o contexto educacional brasileiro é focado na mera transmissão de conteúdos tendo assim o ensino de matemática e demais disciplinas sidas ‘prejudicadas’ pelas metodologias empregadas. Logo, é comum entre os alunos o ideal de que os conteúdos de matemática, de um modo geral, são difíceis de aprender. Nesse sentido, o projeto busca responder a seguinte questão: É possível desenvolver por meio de um jogo de tabuleiro um aprendizado significativo e dinâmico das quatro operações da matemática sendo, este aprendizado útil ainda para indicadores internos (avaliações globais, parciais, aprovação, permanência na escola) e externos (olimpíadas) de aprendizagem? E tendo impactos para potencializar a aprovação e aumentar a participação dos alunos nas aulas de matemática em uma escola de Cascavel/CE que atende 180 alunos das turmas de 1° anos? Partindo das indagações acima, o projeto foi desenvolvido no ano de 2019 através de metodologia criativa e inovadora em sala de aula: A criação de um jogo de tabuleiro, que despertasse o interesse dos discentes nas aulas de matemática e que os mesmos tivessem um aprendizado significativo e prazeroso. Para tanto, este valeu-se da coleta de dados de rendimento estudantil antes e depois da aplicação do projeto para o dimensionamento de resultados. Dessa forma, Constatou-se um crescimento nas médias por período assim como a participação nas aulas. Portanto, as práticas do projeto proporcionaram uma mudança de atitude frente à matemática. A dinamização e o aprendizado por problematização dos conceitos matemáticos possibilitou um melhor engajamento dos estudantes e facilitou a aplicação do método desenvolvido em diversas realidades educacionais, ajudando minimizar dificuldades apresentadas em relação aos conteúdos e proporcionando aos educandos o sucesso na aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.en | The making of a board game as an auxiliary methodology in the teaching-learning of mathematics at EEMTI Marconi Coelho Reis in 1st year classes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_tcc_wscastro.pdf | 943,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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