Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorSilva, Júlia de Fátima Santos da-
dc.date.accessioned2022-10-25T12:25:53Z-
dc.date.available2022-10-25T12:25:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Júlia de Fátima Santos da. A tapeçaria da história das práticas escolares: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas na cidade de Fortaleza. Orientador: Francisco Ari de Andrade. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68978-
dc.description.abstractThis research aims to apprehend the history of literacy practices of retired teachers who started their careers between 1960 and 1970 in the public network of the city of Fortaleza. The theoretical framework was guided by the intersection of memory-old age by Ecléa Bosi (2012) in the historiographical work of life stories, by the concepts of memory by Jacques Le Goff (2013) and narrative by Jerome Bruner (2001), by the conception of approaches autobiographies and teaching identity by António Nóvoa (2007) and DeloryMomberger (2008), as well as other authors and researchers in the History of Education. This perspective allowed us to glimpse, through the narratives, the history of teaching practices of those who dedicated themselves to teaching children's literacy. The aforementioned work, with a qualitative approach, was developed in three stages, consisting of: theoretical-methodological study on the themes of historiography, memory, narrative, self-writing, life history, identity and teacher training; semi-structured interviews with four retired teachers, and, finally, elaboration of the narrative text about the history of each one of the protagonists, based on the analysis, identification, review and cataloging of reminiscences. With all the above, it was possible to understand how the teachers learned and how they taught, to understand the literacy practices developed by them throughout their teaching in the second half of the 20th century and to unveil the meaning of the teaching profession, making it possible, then, to contribute with the academic community in the process of discovering its identity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.titleA tapeçaria da história das práticas escolares: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas na cidade de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA referida pesquisa tem como finalidade apreender a história das práticas de alfabetização de professoras aposentadas que que iniciaram suas carreiras entre 1960 a 1970 na rede pública da cidade de Fortaleza. O referencial teórico norteou-se pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012) no fazer historiográfico das histórias de vida, pelos conceitos de memória de Jacques Le Goff (2013) e de narrativa de Jerome Bruner (2001), pela concepção das abordagens autobiográficas e da identidade docente por António Nóvoa (2007) e Delory-Momberger (2008), bem como outros autores e pesquisadores da História da Educação. Tal perspectiva permitiu vislumbrar, por meio das narrativas, a história de práticas escolares de quem se dedicou ao magistério na alfabetização de crianças. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, se desenvolveu em três etapas, consistentes de: estudo teórico-metodológico acerca dos temas historiografia, memória, narrativa, escrita de si, história de vida, identidade e formação docente; entrevistas semiestruturadas com quatro professoras aposentadas, e, por fim, elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das reminiscências. Com todo o exposto, foi possível compreender como as docentes aprenderam e como ensinaram, entender as práticas de alfabetização desenvolvidas por elas ao longo de seu magistério na segunda metade do século XX e descortinar o sentido da profissão docente, sendo possível, então, contribuir com a comunidade acadêmica no processo de descoberta da sua identidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_jfssilva.pdf629,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.