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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Allegre, Maria Sylvia Porto | - |
dc.contributor.author | Barros, Mário Tadeu Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T16:00:05Z | - |
dc.date.available | 2022-10-24T16:00:05Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Mário Tadeu Siqueira. O Rock'n'roll Evangélico: um estudo sobre a nova concepção musical dos evangélicos. Orientadora: Maria Sylvia Porto Allegre. 1997. 59 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68973 | - |
dc.description.abstract | In the mid-1980s of the last century, something unprecedented and surprising appeared in the Brazilian music scene: a niche in the music market aimed exclusively at the evangelical audience. It is the result of an entire effort to renew gospel music that became known as “gospel music”. The most visible and surprising face of the movement is the fact that members of numerous evangelical churches start to use, both in worship and in presentations on independent stages, musical genres that were previously banned: rock, samba, reggae, baião, among others. The main question is to understand this supposed paradox. How is it justified the adherence of evangelicals, so faithful and submissive to their conservative principles, to musical genres that express values radically different from their own. It is worth remembering, to take just two examples, that in their songs many rock bands proclaim the worship of the “devil” and that Bom Marley, the greatest exponent of reggae, openly defends the use and legalization of marijuana. The main hypothesis worked is that such an approximation was only possible due to the “resemantization” and “reterritorialization” of these musical genres, a process that results from the intense massification of these genres on a global scale. In other words, the strenuous massification of music and its genres and subgenres removes their original references from them and transforms them into contents with multiple meanings that are activated or exchanged depending on the circumstances. The fieldwork is carried out from the analysis of phonographic material and live performances, either in churches based in the city of Fortaleza or on independent stages in other cities. Interviews and the examination of some publications in newspapers and magazines are also carried out. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música gospel | pt_BR |
dc.subject | Música e globalização | pt_BR |
dc.subject | Rock evangélico | pt_BR |
dc.subject | Gospel music | pt_BR |
dc.subject | Music and globalization | pt_BR |
dc.subject | Evangelical rock | pt_BR |
dc.title | O Rock'n'roll Evangélico: um estudo sobre a nova concepção musical dos evangélicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em meados da década de 1980 do século passado, surge no panorama musical brasileiro algo inédito e surpreendente: um nicho do mercado de música voltado exclusivamente para o público evangélico. Trata-se do resultado de todo um esforço de renovação da música evangélica que ficou conhecido como “música gospel”. A face mais visível e surpreendente do movimento está no fato de que membros de inúmeras igrejas evangélicas passam a se utilizar, tanto nos cultos como em apresentações em palcos independentes, de gêneros musicais até então proscritos: rock, samba, reggae, baião, entre outros. A questão principal é entender esse suposto paradoxo. Como se justifica a adesão dos evangélicos, tão fiéis e submissos a seus princípios conservadores, a gêneros musicais que expressão valores radicalmente divergentes dos seus. Vale lembrar, para ficar só em dois exemplos, que em suas canções muitas bandas de Rock proclamam a adoração do “diabo” e que Bom Marley, o maior expoente do reggae, defende abertamente o uso e a legalização da maconha. A hipótese principal trabalhada é de que tal aproximação só foi possível em função da “ressemantização” e “reterritorialização” desses gêneros musicais, um processo que resulta da intensa massificação desses gêneros em escala global. Ou seja, a massificação extenuante da música e de seus gêneros e subgêneros retiram deles suas referências originais e os transformam em conteúdos com múltiplos significados que passam a serem acionados ou permutados em função das circunstâncias. O trabalho de campo se realiza a partir da análise de material fonográfico e apresentações ao vivo, seja em igrejas sediadas na cidade de Fortaleza ou em palcos independentes em outras cidades. Também se realiza entrevistas e o exame de algumas publicações em jornais e revista. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1997_dis_mtsbarros.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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