Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPitombeira, Suzete Suzana Rocha-
dc.contributor.authorLima, Lara Maria de Sousa-
dc.date.accessioned2022-10-20T19:39:23Z-
dc.date.available2022-10-20T19:39:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Lara Maria de Sousa. A gestão de si mesmo como impulsionadora do sucesso acadêmico: uma análise sobre o desempenho dos estudantes em meio a pandemia da COVID-19. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68944-
dc.description.abstractA pandemia da covid-19 alterou a configuração do mundo em todas as esferas sociais e econômicas, e com essa condição medidas contingenciais precisaram ser tomadas a fim de evitar contaminações em massa e, por conseguinte, uma possível crise e colapso em hospitais pelas superlotações. Assim, foi decretado o “lockdown” ao redor do mundo, e no estado do Ceará foi decretado no dia 19 de março de 2020, decreto este que fechou escolas, empresas e demais instituições e propôs desafios para toda a população em diversos aspectos, de trabalho como de estudo e vida social. O presente estudo investigou dentro do cenário pandêmico como é a percepção dos estudantes a respeito da gestão de si mesmos, assim como os seus respectivos desempenhos acadêmicos em práticas de “home study” –que significa a prática dos estudos em casa. A metodologia deste estudo é de natureza quantitativo e caráter descritivo, dessa forma foi elaborado um questionário com escala “likert”, perpassando por seções relacionadas a aspectos teóricos do home office, do desempenho acadêmico e por fim das percepções dos discentes em referência aos pilares autoconhecimento, autocontrole e autoconfiança. O público alcançado foi composto por 120 estudantes dos cursos que compõem a unidade acadêmica FEAAC-UFC. Foi possível constatar que, de maneira instintiva, os alunos em sua maioria detêm de práticas em torno dos pilares da gestão de si, embora os discentes detenham como pilar menos evidenciado na pesquisa a “autoconfiança”, principalmente em afirmativas dentro do questionário, voltadas para motivação para execução de tarefas diárias. Ademais, foi visualizado que os estudantes se adaptam da maneira que podem para que seus estudos em casa não sejam afetados, onde podemos ver a falta de estrutura de alguns estudantes, que não possuem locais adequados para estudo. Os estudantes também afirmaram a preferência ao ensino presencial e como estes tinham melhores resultados dentro desse tipo de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectAutodidatismopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.titleA gestão de si mesmo como impulsionadora do sucesso acadêmico: uma análise sobre o desempenho dos estudantes em meio a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pandemia da covid-19 alterou a configuração do mundo em todas as esferas sociais e econômicas, e com essa condição medidas contingenciais precisaram ser tomadas a fim de evitar contaminações em massa e, por conseguinte, uma possível crise e colapso em hospitais pelas superlotações. Assim, foi decretado o “lockdown” ao redor do mundo, e no estado do Ceará foi decretado no dia 19 de março de 2020, decreto este que fechou escolas, empresas e demais instituições e propôs desafios para toda a população em diversos aspectos, de trabalho como de estudo e vida social. O presente estudo investigou dentro do cenário pandêmico como é a percepção dos estudantes a respeito da gestão de si mesmos, assim como os seus respectivos desempenhos acadêmicos em práticas de “home study” –que significa a prática dos estudos em casa. A metodologia deste estudo é de natureza quantitativo e caráter descritivo, dessa forma foi elaborado um questionário com escala “likert”, perpassando por seções relacionadas a aspectos teóricos do home office, do desempenho acadêmico e por fim das percepções dos discentes em referência aos pilares autoconhecimento, autocontrole e autoconfiança. O público alcançado foi composto por 120 estudantes dos cursos que compõem a unidade acadêmica FEAAC-UFC. Foi possível constatar que, de maneira instintiva, os alunos em sua maioria detêm de práticas em torno dos pilares da gestão de si, embora os discentes detenham como pilar menos evidenciado na pesquisa a “autoconfiança”, principalmente em afirmativas dentro do questionário, voltadas para motivação para execução de tarefas diárias. Ademais, foi visualizado que os estudantes se adaptam da maneira que podem para que seus estudos em casa não sejam afetados, onde podemos ver a falta de estrutura de alguns estudantes, que não possuem locais adequados para estudo. Os estudantes também afirmaram a preferência ao ensino presencial e como estes tinham melhores resultados dentro desse tipo de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_lmslima.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.