Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68936
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Atualização de planos de tempo fixo com base em dados históricos de sistemas centralizados de controle de tráfego |
Autor(es): | Oliveira Neto, Francisco Moraes de Ary, Miguel Barbosa Oliveira, Marcus Vinicius Teixeira de Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | LOUREIRO, C. F. G. et al. Atualização de planos de tempo fixo com base em dados históricos de sistemas centralizados de controle de tráfego. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-12. |
Resumo: | Em qualquer tipo de controle semafórico existe a necessidade de atualização das programações para melhor atender a demanda atual de tráfego. Os sistemas centralizados de controle de tráfego, em especial, permitem um monitoramento constante do padrão de deslocamento, facilitando a atualização dos tempos semafóricos para atender a variabilidade nos fluxos de tráfego. Devido a estas vantagens, algumas cidades brasileiras, como é o caso de Fortaleza, vêm adotando este tipo de controle nas suas áreas mais adensadas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo descrever a metodologia de atualização dos planos básicos de tempo fixo adotada pela equipe técnica do CTAFOR (Controle de Tráfego em Área de Fortaleza), além de validar esta metodologia por meio de um estudo de caso, avaliando o desempenho operacional das programações em tempo fixo obtidas. |
Abstract: | In any kind of traffic signal control strategy there is the need to update the signal plans’ parameters to better serve the present traffic demand. The centralized traffic control systems, in special, allow a constant monitoring of travel pattern, making it easier to adjust signal plans to follow traffic flow variability. Due to such advantages, some Brazilian cities, such as Fortaleza, have adopted this signal control strategy in their more dense areas. In this context, this work was focused in the description of a methodology to update fixed-time signal plans developed by CTAFOR (Fortaleza’s Urban Traffic Control System) staff, as well as in validating the methodology through a case study, assessing the operational performance of the produced signal plans. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68936 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_cfgloureiro.pdf | 76,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.