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dc.contributor.advisorSilva, Antônio Wagner Chacon-
dc.contributor.authorMoreira, Thainá Marques-
dc.date.accessioned2022-10-19T18:37:11Z-
dc.date.available2022-10-19T18:37:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thainá Marques. A transtextualidade nos universos Marvel: um estudo de recepção da cena do Capitão América empunhando o Mjölnir em Vingadores: ultimato. Orientador: Antônio Wagner Chacon Silva. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68918-
dc.description.abstractFaced with the lucrative phenomenon of the movie Avengers: Endgame and from the reference compositions of a transtextual character and informational nature, present in the narratives of Marvel stories created for the interpretation of the fans, this research aims to understand how the transtextuality between comic books and the movie Avengers: Endgame affects the Brazilian public. In the theoretical framework, we define the link between transtextuality and information, we trace a chronological order from the founding of Marvel as a publisher to its expansion to the cinemas, we approach the transtextual characteristics of the movie Avengers: Endgame and we present the historical and mythological origins of Captain America, Thor and Mjölnir as transtextual objects. For this construction, we used the conceptual strands of Gérard Genette (2010), the information brought by Sean Howe (2013), and the denotations of Henry Jenkins (2013) and Joseph Campbell (1989, 1991). The methodology used is descriptive, with a quali-quantitative approach. As data collection we used the questionnaire. In it, we have questions to identify the profiles of two groups (the first composed of comics and superheroes scholars and the second formed by Marvel fans in general) and reveal their habits, behaviors and recognitions towards the scene in question. We conclude that the respondents profiles correspond to the way they follow the Marvel Universes and, therefore, the greater the age of the group, the greater the tendency for them to follow Marvel since the comics and the greater the recognition of the Captain America scene wielding the Mjölnir of cinema as a transtextual reference of comics. And that the audience is affected by her and also by the qualities of Captain America that made him worthy to lift the hammer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarvelpt_BR
dc.subjectSuper-heróispt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.titleA transtextualidade nos universos Marvel: um estudo de recepção da cena do Capitão América empunhando o Mjölnir em Vingadores: ultimatopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.description.abstract-ptbrDiante do fenômeno lucrativo do filme Vingadores: Ultimato e a partir das composições referenciais de caráter transtextual e cunho informacional, presentes nas narrativas das histórias da Marvel criadas para a interpretação dos fãs, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a transtextualidade entre as histórias em quadrinhos e o filme Vingadores: Ultimato afeta o público brasileiro. No referencial teórico definimos a ligação entre a transtextualidade e a informação, traçamos uma ordem cronológica desde a fundação da Marvel como editora até a expansão dela para os cinemas, abordamos as características transtextuais do filme Vingadores: Ultimato e apresentamos as origens históricas e mitológicas do Capitão América, Thor e Mjölnir como objetos transtextuais. Para essa construção, utilizamos das vertentes conceituais de Gérard Genette (2010), das informações trazidas por Sean Howe (2013), e das denotações de Henry Jenkins (2013) e Joseph Campbell (1989, 1991). A metodologia que foi utilizada é de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Como coleta de dados utilizamos o questionário. Nele dispomos de perguntas para identificar os perfis de dois grupos (o primeiro composto por estudiosos de quadrinhos e super-heróis e o segundo formado por fãs da Marvel em geral) e revelar os hábitos, comportamentos e reconhecimentos deles para com a cena em questão. Concluímos que os perfis dos respondentes correspondem com a forma que eles acompanham os Universos Marvel e, por isso, quanto maior for a idade do grupo, maior a tendência dele acompanhar a Marvel desde os quadrinhos e maior o reconhecimento da cena do Capitão América empunhando o Mjölnir do cinema como referência transtextual dos quadrinhos. E que o público é afetado por ela e também pelas qualidades do Capitão América que o tornaram digno de erguer o martelo.pt_BR
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