Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68917
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Uso de big data para compreensão do fenômeno do transporte urbano de cargas: uma análise da geração de entregas |
Autor : | Brandão Filho, Carlos Alberto Alves, Felipe Macena Bertoncini, Bruno Vieira |
Palabras clave : | Transporte urbano de mercadorias;Geração de entregas;Notas fiscais;Dados secundários;Big data |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citación : | BRANDÃO FILHO, C. A.; ALVES, F. M.; BERTONCINI, B. V. Uso de big data para compreensão do fenômeno do transporte urbano de cargas: uma análise da geração de entregas. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 2455-2466. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno do transporte urbano de cargas sob a ótica da geração de entregas urbanas de cargas, tendo como base o uso de dados secundários, organizados em um big data obtido a partir de dados de documentos fiscais. Pesquisadores têm uma compreensão limitada dos fluxos urbanos de mercadorias, devido à escassez de dados detalhados de tais taxas. Neste texto, um big data obtido a partir de documentos fiscais, fonte secundária de informação e fortemente relacionada com consumo de mercadorias, apresenta-se como uma fonte relevante de dados para a compreensão do fenômeno. Contudo, foi preciso selecionar os dados que pudessem auxiliar nessa compreensão sem violar o sigilo fiscal das empresas. Diante dos dados obtidos, foram analisadas as características da geração de entregas de cargas ao longo do tempo quanto à distribuição espacial por região e atividade econômica. Observou-se uma tendência de descentralização da geração de entregas de mercadorias, além da constatação que estabelecimentos menores, porém aglutinados, impactam mais na atração de entregas do que grandes estabelecimentos juntos. |
Abstract: | This work propose analyses the phenomenon of urban freight transport from the perspective of the freight generation deliveries, based on the use of secondary data, organized in a big data obtained from data of fiscal documents. Researchers have limited knowledge about the urban freight transport, because freight transport information are scarce. In this paper, fiscal documents big data as a source of information to freight transport comprehension is available. However, it was necessary to select the data contained in the fiscal documents that could assist in obtaining production and trip attraction without violating the company's fiscal confidentiality. Considering the data obtained, it was analyzed the features of the generation of trips for freight transport over time as for spatial distribution by region and economic activity. There was a trend towards a decentralization of the generation of goods deliveries, in addition to the fact that smaller, but agglutinated establishments have a greater participation in the attraction of deliveries than large establishments together. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68917 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_bvbertoncini.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.