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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68915
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação do desempenho nos períodos de pico do tráfego de interseções semaforizadas com controle centralizado em tempo fixo e real |
Autor(es): | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Gomes, Marcos José Timbó Lima Leandro, Carlos Henrique Pires |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2002 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | LOUREIRO, C. F. G.; GOMES, M. J. T. L.; LEANDRO, C. H. P. Avaliação do desempenho nos períodos de pico do tráfego de interseções semaforizadas com controle centralizado em tempo fixo e real. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 16., 2002, Natal. Anais... Natal, 2002. p. 1-13. |
Resumo: | Baseado em estudo de caso de seis interseções semaforizadas integrantes do Sistema Centralizado de Controle do Tráfego de Fortaleza – CTAFOR, este artigo tem como objetivo comparar o desempenho da operação com planos de tempo fixo dimensionados pelo TRANSYT versus o controle adaptativo, em tempo real, do sistema SCOOT, avaliando, especificamente nos períodos de pico do tráfego, a magnitude e o grau de variabilidade dos indicadores atraso médio e volume atendido em cada aproximação destes cruzamentos. As medições em campo das duas variáveis analisadas foram realizadas por meio de gravação em vídeo das imagens veiculadas pelas câmeras do sub-sistema CFTV do CTAFOR. O procedimento de determinação do atraso veicular resultou de uma adaptação da metodologia proposta pelo HCM 2000. De forma geral, os resultados encontrados neste estudo prático vieram confirmar conclusões baseadas em simulações computacionais que sugeriram uma crescente superioridade do controle em tempo real sobre planos fixos à medida em que as demandas de pico aumentam. |
Abstract: | Based on a case study of six signalized intersections operated by the Fortaleza’s Urban Traffic Control System – CTAFOR, this paper compares the performance of these intersections operating under TRANSYT fixed-time plans versus SCOOT adaptive control system, assessing, specifically during peak periods, the magnitude and degree of variation of the average delay and discharged volume at each approach of the intersections. The field measurements of both variables were implemented through video recording of the images captured from CTAFOR’s CCTV system. The procedure for determining vehicle delay resulted from an adaptation of the methodology presented in the HCM 2000. In general, the results found in this practical study match the conclusions based on computational simulations which suggested that the benefits of an adaptive control become more pronounced as the level of demand peaking increases. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68915 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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