Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68892
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção sobre o ensino remoto no contexto da disciplina deTecnologias da Informação I do Curso de Biblioteconomia da UFC |
Autor(es): | Arruda, José Alvaro Silva Lima de |
Orientador: | Silva, Antônio Wagner Chacon |
Palavras-chave: | Percepção;Ensino remoto;Tecnologias da Informação I - Biblioteconomia;Ensino de Biblioteconomia |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ARRUDA, José Alvaro Silva Lima de. Percepção sobre o ensino remoto no contexto da disciplina de Tecnologias da Informação I do Curso de Biblioteconomia da UFC. Orientador: Antônio Wagner Chacon Silva. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 afetou as mais diversas esferas da sociedade, incluindo a educação, nesse ínterim, o ensino remoto foi implementado para continuidade da educação no país. A presente pesquisa teve como objetivo geral: conhecer a percepção dos estudantes da disciplina de Tecnologias da Informação I do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, no semestre de 2021.2, em relação ao modelo de ensino remoto em meio a pandemia de COVID-19. E como objetivos específicos: a) Colher impressões dos estudantes da disciplina de Tecnologias da Informação I do semestre de 2021.2, sobre o ensino remoto; b) Identificar as dificuldades que os estudantes da disciplina de Tecnologias da Informação I do semestre de 2021.2 enfrentam durante o ensino remoto, em decorrência da COVID-19; c) Investigar a percepção que os estudantes têm, referente ao papel do Bibliotecário, em meio a pandemia de COVID-19, na ótica da disciplina de Tecnologias da Informação I. Teve como metodologia a pesquisa exploratória, de caráter descritivo, de abordagem qualitativa e procedimentos etnográficos, utilizando-se de questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam que os estudantes identificam vantagens e desvantagens no ensino remoto, além de existirem dificuldades a depender da realidade de cada um. Outro resultado observado é que mesmo estando no primeiro semestre, os estudantes identificam a relação do papel do Bibliotecário no contexto da pandemia de COVID-19. Conclui-se que apesar dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, e as dificuldades que o ensino remoto traz aos estudantes, a disciplina de Tecnologias da Informação I, ainda que inserida no primeiro semestre do curso, proporcionar debates e pensamentos críticos, sobre como a percepção que temos das coisas pode ser influenciada pelas informações que circulam na sociedade. Os estudantes, embora iniciando no curso de Biblioteconomia, entendem a importância do papel do Bibliotecário dentro da sociedade, principalmente no gerenciamento da informação, e no combate à disseminação de fake news. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic affected many different spheres of society, in the meantime, remote teaching was implemented for the continuity of education in the country. The present research had as a general objective: to know the perception of the students of the discipline Information Technology I of the Librarianship course of the Federal University of Ceará, in the semester of 2021.2, in relation to the remote teaching model in the midst of the COVID-19 pandemic. The specific objectives are: a) To collect the Information Technology I students' impressions about remote teaching; b) To identify the difficulties faced by students of the Information Technology I course, in the semester of 2021.2, during remote teaching, due to COVID-19; c) To investigate the students' perception of the librarian's role, amidst the COVID-19 pandemic, from the perspective of the Information Technology I course. The methodology used was exploratory research, descriptive, with a qualitative approach and ethnographic procedures, using a questionnaire as a tool for data collection. The results indicate that the students identify advantages and disadvantages in remote teaching, and that there are difficulties depending on the reality of each one. Another result observed is that even though they are in their first semester, the students identify the relationship of the Librarian's role in the context of the COVID-19 pandemic. It is conclude that despite the challenges imposed by the COVID-19 pandemic, and the difficulties that remote teaching brings to students, the subject Information Technology I, although inserted in the first semester of the course, provides debates and critical thinking, about how the perception we have of things can be influenced by the information that circulates in society. The students, although beginning the Librarianship course, understand the importance of the Librarian's role within society, especially in information management, and in combating the dissemination of fake news. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68892 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_jaslarruda.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.