Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68867
Tipo: Livro
Título: Malogro e esplendor da linguagem: sociocognição em Clarice Lispector
Autor(es): Barros, Alana Kercia
Palavras-chave: Linguagem;Sociocognição;Recursão;Clarice Lispector
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária
Citação: BARROS, Alana Kercia. Malogro e esplendor da linguagem: sociocognição em Clarice Lispector. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68867. Acesso em:
Resumo: Esta obra lança-se no drama da linguagem que toma corpo nos romances de Clarice Lispector para discutir, a partir da aproximação confrontadora que a escritora estabelece com as palavras, noções teóricas que fundamentam a abordagem sociocognitivista de linguagem. Nesse dizer conflituoso, em que os angustiados personagens e narradores claricianos terminam por descobrir no malogro da voz seu próprio esplendor, reconhecemos um discurso que identifica no signo verbal uma errância produtiva, admitindo o caráter indicial da linguagem, sugerindo a ideia de que com ela damos forma ao mundo e concebendo a construção de sentidos como atividade colaborativa. Trata-se, mais ainda, de um operar recursivo que desafia a noção comum de representação e, além de insinuar, encena ele mesmo a continuidade (em vez da contiguidade) entre nosso ser com os outros, nosso estar e fazer na linguagem e nosso conhecer da realidade comum que produzimos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68867
ISBN: 978-85-7485-380-2
Aparece nas coleções:IU - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_liv_akbarros.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.