Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Leonardo Tavares de | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rafael Alberto de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T18:06:51Z | - |
dc.date.available | 2022-10-17T18:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Rafael Alberto de. A utilização das ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática na escola pública de ensino médio de Porteiras durante a pandemia. 2020. 37 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Brejo Santo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68858 | - |
dc.description.abstract | The education of a society is much more than the use of technologies, it is information and communication, and it is clear from the COVID-19 pandemic crisis. Therefore, the present research caused challenges in the pedagogical practice. Thus, the objective of the work was to identify which technological tools are being used more in the public high school, in the municipality of Porteiras, during the pandemic, the knowledge that mathematics teachers have about such tools and which are more effective in remote education.Because, with the need for social isolation, schools had to readjust the form of remote education, in order that students would not suffer so much damage.The problem has the following questions: What technological tools were used in your teaching practice before the pandemic?What technological tools are most used during pandemic end Why? How effective is each of them?What are the difficulties faced in remote education during the time of the pandemic?What are the differences between remote and traditional education?These questions also occur in a process of transition of many needs, in which the lack of preparation of professionals and the due awareness of their role in the dimension of great responsibility can be perceived. The methodology used excels in bibliographic research and field study in the design of the testimonies of the researched teachers.The importance of the study was to know the tools and applications used in online classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | A utilização das ferramentas tecnológicas para o ensino da matemática na escola pública de ensino médio de Porteiras durante a pandemia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação de uma sociedade é muito mais do que o uso das tecnologias, são informações e comunicação, percebe-se isso com a crise da pandemia do COVID-19. Portanto, a presente pesquisa causou desafios na prática pedagógica. Com isso o objetivo do trabalho, foi identificar quais ferramentas tecnológicas estão sendo mais usadas na escola pública de Ensino Médio, no município de Porteiras, durante a pandemia; os conhecimentos que os docentes de matemática possuem sobre tais ferramentas e quais são mais eficazes no ensino remoto. Pois, com a necessidade do isolamento social, as escolas tiveram de readaptar-se e iniciaram o ensino remoto, com o intuito de que os alunos não sofressem tanto prejuízo em sua jornada educacional. A problemática tem as seguintes questões: Quais as ferramentas tecnológicas eram utilizadas na sua prática docente antes da pandemia? Quais as ferramentas tecnológicas são mais utilizadas durante a pandemia e por quê? Qual a eficácia de cada uma dela? Quais as dificuldades enfrentadas no ensino remoto durante o tempo da pandemia? Quais as diferenças sobre o ensino remoto e o ensino tradicional? Essas indagações ocorrem num processo de transição de muitas necessidades, em que se percebe a falta de preparação dos profissionais e a devida consciência do seu papel na dimensão da grande responsabilidade. A metodologia utilizada prima por pesquisas bibliográficas e estudo de campo na concepção dos depoimentos do professores pesquisados. A importância do estudo se deu em conhecer as ferramentas e aplicativos utilizados nas aulas online. | pt_BR |
dc.title.en | The use of technological tools for teaching mathematics in the public high school in Porteiras during the pandemic | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_rafigueiredo.pdf | 915,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.