Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSena, Renivaldo Sodré de-
dc.contributor.authorRocha, Paulo Henrique Gomes da-
dc.date.accessioned2022-10-17T14:17:29Z-
dc.date.available2022-10-17T14:17:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationROCHA, Paulo Henrique Gomes da. Aplicações de funções elementares no estudo de ciências e no cotidiano. 2020. 46 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68851-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics is an arduous task and the lack of context followed by mechanical teaching to present formulas further aggravates this difficult scenario. Even though PCN’s defending the importance of contextualizing mathematical content with everyday student situations, we still have this gap in the classrooms of our country. This work aims to bring together a set of possible contextualizations for the teaching of elementary functions (related, quadratic, exponential and logarithmic), serving as support for basic education mathematics teachers. The methodology used is that of bibliographic research, formed from material already published, such as books, articles and periodicals. The result was a set of 16 contextualizations, 4 for each function addressed, where natural phenomena, functions representative of movement, economics equations are addressed, among other practical applications compatible with the level of education expected of the student body of the respective school grade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFunções elementarespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.titleAplicações de funções elementares no estudo de ciências e no cotidianopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da matemática é uma árdua tarefa e a falta de contextualização seguida do ensino mecânico de apresentar fórmulas agrava ainda mais esse difícil cenário. Mesmo os PCN’s defendendo a importância da contextualização do conteúdo matemático com situações do cotidiano discente, ainda temos essa lacuna nas salas de aula de nosso país. Este trabalho tem o objetivo de reunir um conjunto de possíveis contextualizações para o ensino das funções elementares (afim, quadráticas, exponencial e logarítmica), servindo de apoio para professores de matemática da educação básica. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica, formada a partir de material já publicado, como livros, artigos e periódicos. O resultado foi um conjunto de 16 contextualizações, 4 para cada função abordada, onde são abordados fenômenos naturais, funções representativas de movimento, equações da economia, dentre outras aplicações práticas compatibilizadas com o nível de instrução esperado do corpo discente da respectiva série escolar.pt_BR
dc.title.enApplications of elementary functions in the study of science and in everyday lifept_BR
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_phgrocha.pdf697,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.