Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68814
Tipo: TCC
Título: Conhecendo os tubarões: uso de estratégias didáticas com alunos do ensino fundamental II
Autor(es): Campos, Andréia dos Santos
Orientador: Faria, Vicente Vieira.
Coorientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Dinâmica de grupos;Aulas práticas;Biologia
Data do documento: 2018
Citação: CAMPOS, Andréia dos Santos. Conhecendo os tubarões: uso de estratégias didáticas com alunos do ensino fundamental II. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As estratégias de ensino são metodologias utilizadas pelos professores, que auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos. A biologia, como parte do ensino de ciências, tem uma vastidão de conteúdos que devem ser abordados de diferentes modos, para que assim, todos os alunos possam ter acesso a informação. Dentro dessa matéria de ciências, algumas problemáticas podem ser abordadas em sala de aula, como a desmistificação da imagem de alguns animais, como é o caso dos tubarões. Esses animais, de acordo com as informações que são retratadas sobre ele na mídia, acabam gerando uma rejeição da população, que sobrepuja as problemáticas reais que envolvem o animal. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar se o uso de estratégias de dinâmica de gru po e aula prática com uso de materiais biológicos gera m aprendizado sobre biologia, conservação e comércio dos tubarões. Para isso, foram aplicados questionários pré testes (antes da aula), pós teste I (logo após a aula) e pós teste II (uma semana após a a ula), com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal. As análises das questões objetivas foram realizadas utilizando os teste s estatísticos T pareado (para notas do s alunos) e qui quadrado (para o número de alunos que acertaram cad a questão). Para questões subjetivas, foi feita uma tabela de ausência e presença dos itens alimentares dos tubarões, que foram citados pelos alunos em todos os testes e separadas as repostas que foram identificadas como ruins, neutras, intermediárias e bo as sobre o que os alunos pensam sobre esse animal. As estratégias usadas promoveram o aprendizado, como observado mais especificamente em duas questões, uma relacionada à alguns tubarões serem ovíparos e ao comércio da carne de cação. Também se observou qu e os alunos citaram mais itens alimentarem típicos de tubarões filtradores e trituradores após a dinâmica em grupo e aula prática. No entanto, mais da metade dos alunos ainda responderam pensamentos negativos em relação ao animal, mesmo depois da aula real izada, sugerindo que a educação ambiental deve ser um processo de desmistificação contínuo, e não isolado. Por fim, é importante que os professores possam usar diferentes estratégias de ensino para promover o aprendizado efetivo dos alunos.
Abstract: Teaching strategies are methodologies used by teachers, which assist in the learning process of students. Biology, as part of science education, has a vast array of contents that must be addressed in different ways, so that all students can access information. Within this science, some problems can be addressed in the classroom, such as the demystification of the image of some animals, as is the case with sharks. These animals, according to the information that is portrayed about him in the media, end up generating a rejection of the population, which surpasses the real problems that involve the animal. Thus, the present work aims to evaluate if the use of strategies of group dynamics and practical class with use of biological materials, generates learning about biology, conservation and trade of sharks. or this purpose, pre-test questionnaires (before class), post-test I (immediately after class) and post-test II (one week after class) were applied, with 8th and 9th grade elementary students Municipal School. Analyzes of objective questions were performed using the statistical tests paired T (for student's notes) and chi-square (for the number of students who answered each question). For subjective questions, a table of absence and presence of the food items of the sharks was cited, which were cited by the students in all the tests and separated the answers that were identified as bad, neutral, intermediate and good about what the students think about this animal. The strategies used promoted learning, as observed more specifically in two questions, one related to some sharks being oviparous and the trade of the meat of cation. It was also observed that the students cited more feeding items typical of filtering sharks and shredders after group dynamics and practical classes. However, more than half of the students still answered negative thoughts about the animal, even after the class held, suggesting that environmental education should be a continuous process of demystification rather than isolation. Finally, it is important that teachers can use different teaching strategies to promote effective student learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68814
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_ascampos.pdf433,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.