Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68804
Tipo: | TCC |
Título: | Histórias em quadrinhos e bibliotecas escolares: desafio na formação dos leitores |
Autor(es): | Andrade Junior, Flávio Sousa de |
Orientador: | Nunes, Jefferson Veras |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos;Bibliotecário;Biblioteca Escolar;Formação de leitores |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | ANDRADE JUNIOR, Flávio Sousa de. Histórias em quadrinho e biblioteca escolar: desafios na formação de leitores. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2021. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Os quadrinhos compõem um sistema que se utiliza da união entre elementos textuais e imagéticos, que o torna um recurso eficiente na formação de novos leitores. Tendo isto estabelecido, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira as histórias em quadrinhos são utilizadas no contexto das bibliotecas escolares de Fortaleza-CE, a fim de trabalhar a formação de novos leitores. Além disso, foi explorada a relação que os bibliotecários escolares de Fortaleza têm com os quadrinhos, e qual a percepção destes quanto ao uso dessa mídia dentro da biblioteca. Esta pesquisa se configura como qualitativa de cunho exploratório. Para a obtenção de dados, optou-se pelo uso de um questionário elaborado na plataforma Google Forms e para a análise dos dados obtidos, optou-se pelo uso da análise de conteúdo. Ao todo, foram obtidas respostas de 10 participantes que aceitaram contribuir com a pesquisa. Foi identificado que as bibliotecas escolares de Fortaleza possuem quadrinhos em seu acervo e estas obras são utilizadas em atividades que, dentre vários objetivos, buscam formar novos leitores e desenvolver o hábito da leitura nos alunos. Quanto à relação dos bibliotecários com os quadrinhos, percebeu-se que estes são bastante receptivos em relação aos gibis e reconhecem sua importância, porém ainda existem certos resquícios dos conflitos históricos entre as HQs e os profissionais da educação. Conclui-se, portanto, que as histórias em quadrinhos são utilizadas no contexto das bibliotecas escolares de Fortaleza, variando de acordo com a realidade de cada uma, contudo, é possível perceber que parte do bibliotecários ainda não possui maior familiaridade com os gibis, o que impacta na realização de atividades que envolvam esta mídia. Isto posto, é preciso questionar se esse distanciamento poderia ser amenizado caso os bibliotecários tivessem uma maior aproximação com quadrinhos durante sua formação, e se a biblioteconomia e Ciência da informação se debruçassem mais no estudo das histórias em quadrinhos. |
Abstract: | Comics are a system that uses the union between textual and image elements, which makes it an efficient resource in the formation of new readers. Having this established, this research aimed to investigate if comic books are used in the context of school libraries in Fortaleza-CE, in order to work on the formation of new readers. Furthermore, the relationship that school librarians in Fortaleza have with comic books was explored, as well as their perception on the use of this media within the library. This research is characterized as qualitative, exploratory in nature, to obtain data we chose to use a questionnaire prepared on the Google Forms platform and for the analysis of the data obtained, we opted for the use of content analysis. Altogether, responses were obtained from 10 participants who agreed to participate in the survey. It was identified that school libraries in Fortaleza have comic books in their collection and these publications are used in activities that, among various objectives, seek to form new readers and develop the reading habit in students. As for the relationship of librarians with comics, it was noticed that they are quite receptive to comic books and recognize their importance, but there are still certain remnants of historical conflicts between comics and education professionals. It is therefore concluded that comic books are used in the context of school libraries in Fortaleza, varying according to the reality of each one, however, it is possible to see that part of the librarians are still not very familiar with comic books, which impacts on carrying out activities involving this media. That said, it is necessary to question whether this distancing could be alleviated if librarians had a closer relationship with comics during their professional formation, and if library science and information science focused more on the study of comic books. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68804 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fsajunior.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.