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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.contributor.authorOliveira, Vitor Pessoa-
dc.date.accessioned2022-10-11T16:43:03Z-
dc.date.available2022-10-11T16:43:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vitor Pessoa. A sétima arte na escola: a utilização de filmes como recurso didático no ensino de biologia – uma revisão de literatura. 2022. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68770-
dc.description.abstractThe present work deals with the use of films as a didactic resource in the discipline of biology in high school. A survey of 42 academic articles on this topic was carried out. The general objective of the work is: To analyze the academic production related to the use of films as a didactic resource in the discipline of biology in high school. The specific objectives are: To carry out a survey of the scientific production on this theme, to characterize the scientific production on films and its use as a didactic resource. Find out which theoretical framework(s) are most used by authors who use this resource and identify the main difficulties and advantages of using this resource. The academic works were divided into three categories: the first on articles that analyzed cinematographic works and their didactic potential, the second on works that used films in the classroom, and the third on the theoretical discussion between teachers, researchers and undergraduates regarding the use of films, these works were then analyzed regarding the mentioned aspects. The movies proved to be tools capable of promoting discussions and reflections, helping students to develop skills and new concepts about the contents taught, the main difficulties reported in the articles were the long duration of the films, the lack of preparation of teachers regarding the use of these resources and the lack of infrastructure in schools to allow the use of these tools. The main theoretical references used by the authors were the David Ausubel´s Meaningful Learning and Paulo Freire´s Liberation Pedagogy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleA sétima arte na escola: a utilização de filmes como recurso didático no ensino de biologia – uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho trata a respeito da utilização de filmes como recurso didático na disciplina de biologia no ensino médio. Foi realizado um levantamento de 42 artigos acadêmicos sobre está temática. O objetivo geral do trabalho é: Analisar a produção acadêmica relacionada à utilização de filmes como recurso didático na disciplina de biologia no ensino médio. Já os objetivos específicos são: Realizar um levantamento da produção científica sobre esta temática, caracterizar a produção científica sobre filmes e seu uso como recurso didático. Averiguar qual(-is) o(s) referencial(ais) teórico(s) mais utilizado(s) pelos autores que utilizam este recurso e identificar quais as principais dificuldades e vantagens da utilização deste recurso. Os trabalhos foram divididos em três categorias: a primeira sobre artigos que analisaram obras cinematográficas e seu potencial didático, a segunda que tratava de trabalhos que utilizaram filmes em sala de aula, e a terceira a respeito da discussão teórica entre professores, pesquisadores a graduandos a respeito do uso dos filmes, estes trabalhos foram então analisados quanto aos aspectos mencionados. Os filmes provaram ser ferramentas capazes de promover discussões e reflexões, auxiliando os alunos a desenvolverem habilidades e novos conceitos sobre os conteúdos ministrados, as principais dificuldades relatadas nos artigos foram a longa duração dos filmes, o despreparo dos docentes quanto ao uso destes recursos e a falta de infraestrutura nas escolas para permitir o uso destas ferramentas. Os principais referenciais teóricos utilizados pelos autores foram a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire.pt_BR
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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