Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68751
Tipo: TCC
Título: Autonomia das atividades dos professores de Biologia: como ocorre?
Autor(es): Linhares, Maurício Cavalcante
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Autonomia;Paulo Freire;Ensino de Biologia
Data do documento: 2022
Citação: LINHARES, Maurício Cavalcante. Autonomia das atividades dos professores de Biologia: como ocorre? 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como base o conceito de autonomia de Paulo Freire e tem como objetivo analisar se há e como ocorre a autonomia das atividades dos professores de biologia do ensino médio. Para entendermos essas questões, foi realizada uma pesquisa com seis professores dessa disciplina que atuam na educação ativamente, sendo, três de escola pública e três da rede particular. Para a pesquisa, com abordagem qualitativa, foi elaborado um formulário na plataforma da Google Forms com nove perguntas acerca do seu cotidiano escolar e o que os participantes entendiam sobre o que é autonomia. As perguntas foram respondidas virtualmente, As respostas apontam para uma noção superficial sobre o termo autonomia porém, varia com relação ao local de ensino do educador, sendo melhor encontrado em escolas públicas. É destacado que a maioria dos educadores entrevistados ainda não leram algum autor que trabalhe sobre autonomia docente.
Abstract: The present work is based on Paulo Freire's concept of autonomy and aims to analyze whether there is and how there is autonomy in the activities of high school biology teachers. In order to understand these issues, a survey was carried out with six teachers of this discipline who work actively in education, three from public schools and three from the private network. For the research, with a qualitative approach, a form was created on the Google platform with nine questions about their school routine and what the participants understand about autonomy. The questions were answered virtually. The answers point to a superficial notion about the term autonomy, however, it varies in relation to the educator's teaching place, being better found in public schools. It is highlighted that most of the educators interviewed have not yet read any author who works on teacher autonomy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68751
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mclinhares.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.