Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciana de-
dc.contributor.authorQueiroz, Lucas Vinícius Bezerra-
dc.date.accessioned2022-10-11T14:15:30Z-
dc.date.available2022-10-11T14:15:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Lucas Vinícius Bezerra. Rede social Instagram utilizada como ferramenta para o ensino de biologia: uma revisão sistemática de literatura. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68747-
dc.description.abstractThe research aimed to describe how social networks, especially Instagram, are used to teach Biology, more specifically Human Physiology, in Basic Education. The published works on the use of social networks in Science Teaching demonstrated that this theme is lacking in numbers, confirming that it is a new area of study. With this, it is necessary to understand the problem more broadly through the development of a Systematic Literature Review (SLR). The questions used in this work were: how are social networks, especially Instagram, used by the teacher to teach Biology, more specifically Human Physiology?; why social networks, especially Instagram, is used by the teacher to teach Biology, more specifically, Human Physiology?; What are the main social networks used by Biology teachers, more specifically Human Physiology?. The following keywords were used as search strings: Teaching Biology And Social Networks, Teaching Biology And Instagram, Teaching Human Physiology And Social Networks, Teaching Human Physiology And Instagram, Teaching Biological Sciences And Social Networks, Teaching of Biological Sciences AND Instagram, on the platforms Google Scholar, CAPES Periodicals and CAPES Thesis Bank. The inclusion criteria mainly consist of the year of publication in the range between 2018 and 2021, works that present the Portuguese language and educational experiences. Short works with only five pages and works in a foreign language were excluded. 10 works were found and only 8 were used in the research. The results obtained were that learning about Science Teaching takes place in different environments such as social networks. It is understood that there are several mechanisms used for teaching, such as dissemination, discussion and joint collaboration for the elaboration of knowledge. It is intended to deepen the research of the Systematic Literature Review, expanding the scope of social networks and the contents linked to Biology, in order to discover new research paths.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleRede social Instagram utilizada como ferramenta para o ensino de biologia: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa teve como objetivo descrever como as redes sociais, em especial, o Instagram é utilizado para ensinar Biologia, mais especificamente Fisiologia Humana, na Educação Básica. Os trabalhos publicados acerca do uso de redes sociais no Ensino de Ciências demonstraram ser essa temática carente em números, corroborando se tratar de uma nova área de estudo. Com isso, faz-se necessário compreender mais amplamente a problemática por meio do desenvolvimento de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). As perguntas utilizadas neste trabalho foram: como as redes sociais, em especial, o Instagram é utilizado pelo professor para ensinar Biologia, mais especificamente Fisiologia Humana?; por que as redes sociais, em especial, o Instagram é utilizado pelo professor para ensinar Biologia, mais especificamente, Fisiologia Humana?; quais são as principais redes sociais utilizadas pelos professores de Biologia, mais especificamente Fisiologia Humana?. Utilizou-se como strings de busca as seguintes palavras-chave: Ensino de Biologia E Redes Sociais, Ensino de Biologia E Instagram, Ensino de Fisiologia Humana E Redes Sociais, Ensino de Fisiologia Humana E Instagram, Ensino de Ciências Biológicas E Redes Sociais, Ensino de Ciências Biológicas E Instagram, nas plataformas Google Scholar, Periódicos CAPES e Banco de Teses CAPES. Os critérios de inclusão consistem principalmente no ano de publicação no intervalo entre 2018 a 2021, trabalhos que apresentassem a língua portuguesa e experiências educacionais. Foram excluídos trabalhos curtos com apenas cinco páginas e trabalhos em língua estrangeira. Foram encontrados 10 trabalhos e apenas 8 foram utilizados na pesquisa. Os resultados obtidos foram que a aprendizagem acerca do Ensino de Ciências acontece em diferentes meios como o das redes sociais. Compreende-se que há vários mecanismos aproveitados para o ensino, como a divulgação, discussão e a colaboração conjunta para elaboração do conhecimento. Pretende-se aprofundar a pesquisa da Revisão Sistemática de Literatura, ampliando-se o escopo das redes sociais e os conteúdos vinculados à Biologia, a fim de se conhecer novos caminhos de pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lvbqueiroz.pdf360,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.