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Tipo: TCC
Título: Análise de sensibilidade dos parâmetros de calibração do microssimulador vissim na representação da frequência e localização de conflitos veiculares longitudinais
Autor(es): Cabral, Luana Viana de Paula
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Microssimulação;Segurança viária;Calibração;Engenharia de tráfego;Trânsito urbano - Fortaleza
Data do documento: 2016
Citação: CABRAL, Luana Viana de Paulo. Análise de sensibilidade dos parâmetros de calibração do microssimulador vissim na representação da frequência e localização de conflitos veiculares longitudinais. 2016. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise de sensibilidade dos parâmetros de car-following do aplicativo simulador de tráfego VISSIM em relação à representação dos conflitos de tráfego em uma rede simulada. Foram estudados os parâmetros de calibração do modelo de Wiedemann- W74 e, então, estabelecidas suas amplitudes razoáveis de valores (níveis altos e baixos) para que fossem aplicadas nas simulações. Foi criada uma rede baseando-se em um corredor arterial urbano de Fortaleza, um trecho da Avenida Barão de Studart compreendido entre as avenidas Antônio Sales e João Carvalho. Os arquivos de trajetória foram extraídos do VISSIM e, com o auxílio do software SSAM, obteve-se o número e as coordenadas dos conflitos de tráfego registrados. Através de análises estatísticas, pôde-se avaliar a sensibilidade dos parâmetros do W74 na representação de conflitos viários.
Abstract: This paper proposes a sensitivity analysis of car-following parameters used in VISSIM, regarding the representation of traffic conflicts in a simulated network. The parameters of the Wiedemann- W74 model were studied and then established a reasonable range of values (high and low levels) to be applied in the simulations. A network was established based on an urban arterial corridor of Fortaleza, a stretch of Barão de Studart Avenue between the avenues Antônio Sales and João Carvalho. The trajectory of files were extracted from VISSIM and, with the use of the software SSAM, we obtained the number and the coordinates of recorded traffic conflicts. Through statistical analysis, it was possible to evaluate the sensitivity of W74 parameters in representing road conflicts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68730
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